Opinião

A tortura que é tentar cancelar a NET

Depois de muito tempo empurrando com a barriga, decidi finalmente cancelar a NET. Bem, na verdade, eu só queria por fim ao serviço de TV por assinatura do combo, já que faz tempo que não vejo TV.

Apesar da empresa não divulgar (e fazer questão de esconder), hoje em dia é possível permanecer apenas com a conexão de Internet banda larga no pacote, sem ter que pagar pelos serviços extras do combo – especialmente se você não os usa. Neste outro artigo explico mais detalhadamente como fugir dos combos da NET.

Se você possui um combo NET, e assim como eu percebeu que quase não usa a TV por assinatura (obrigado NETFLIX!), muito menos o telefone fixo, tem duas coisinhas que você precisa saber antes de tentar cancelar estes serviços. Vamos à elas:

Se eu cancelar a NET vou perder o WiFi? Como assim?

Quando você solicita a retirada da TV por assinatura do combo, a NET informa que ao fazer isso, você irá perder o WiFi. Mas calma, não se desespere.

A NET tenta usar esse recurso no mínimo questionável para assustar os clientes mais leigos, que podem desistir de cancelar o combo por acharem que irão ficar sem Internet nos dispositivos sem fio de sua residência (notebook, celular, tablet, smart TV, videogame).

Na verdade isso significa apenas que eles irão trocar o modem deles que possui roteador WiFi embutido, por um modem que não possui. Para resolver isso você só precisa comprar e instalar um roteador WiFi de sua preferência no modem da NET.

Um bom roteador WiFi custa em média 50 reais e a maioria é bem fácil de instalar (a minha mãe instalou o dela sozinha!).

Sua paciência será testada

Sim, como bem explica essa ótima paródia do Galo Frito, cancelar a NET é tarefa somente para os fortes:

Como você deve imaginar, nenhuma operadora quer perder o seu pagamento mensal por algum serviço, por isso elas usam todas as suas armas para impedir que você consiga cancelá-los. Não sei se você sabe, mas a TV por assinatura vem perdendo milhares de clientes todos os anos. Imagina o desespero das operadoras?

Para ficar bem claro para você o tamanho da tortura que a NET nos faz passar quando precisamos cancelar algum serviço, vou relatar exatamente o que aconteceu comigo esta semana.

Primeira ligação (58 minutos e 40 segundos de duração): informei meus dados, fui transferido para o setor de cancelamento, o atendente informou que eu iria perder o WiFi se retirasse a TV do combo, eu confirmei que eu desejava retirar assim mesmo, ele me informou o novo valor da mensalidade e disse que iria atualizar os dados no sistema… Fiquei esperando vários minutos na linha até que a ligação caiu.

Segunda ligação (19 minutos e 40 segundos): informei todos os dados novamente, fui transferido para o setor novamente, e para minha surpresa, nada havia sido registrado no sistema. Ou seja, tive que solicitar tudo novamente. Enquanto aguardava o atendente registrar a minha solicitação, a ligação caiu novamente.

Terceira ligação (1 minuto e 19 segundos): essa foi rápida. Enquanto eu aguardava o primeiro atendente localizar o meu cadastro, a ligação caiu. E antes que você pense qualquer coisa, o sinal do meu celular estava ótimo.

Quarta ligação (12 minutos e 50 segundos): a mesma novela se repete – entra no menu, pega protocolo, conta a história para o antendente, transfere para o setor de cancelamento, conta a história de novo. Só que dessa vez com bastante raiva e um monte de reclamações da minha parte. Adivinha? Enquanto eu reclamava com o atendente a ligação caiu DO NADA!

Quinta ligação (11 minutos e 46 segundos): repeti todo o procedimento com calma (para não explodir), e desta vez dei a sorte de cair numa atendente que conseguiu finalizar o meu cancelamento e agendar a troca do equipamento num tempo aceitável. Quase sai gritando de alegria pela rua!

Foram quase 2 horas perdidas do meu dia para resolver uma questão que deveria ser simples. Isso porque eu só queria retirar a TV do combo. Imagina se fosse o cancelamento total dos serviços?