Opinião

A tortura de cancelar serviços na NET

Depois de muito tempo empurrando com a barriga, decidi finalmente acabar com o serviço de TV por assinatura do meu combo NET.

Apesar da empresa não divulgar (e fazer questão de esconder), hoje em dia é possível permanecer apenas com a conexão de Internet banda larga no pacote, sem ter que pagar pelos serviços extras do combo – especialmente se você não os usa. Neste outro artigo explico mais detalhadamente como fugir dos combos da NET.

Se você possui um combo NET, e assim como eu percebeu que quase não usa a TV por assinatura (obrigado NETFLIX!), muito menos o telefone fixo, tem duas coisinhas que você precisa saber antes de tentar cancelar estes serviços. Vamos à elas:

Vou Perder o WiFi? Como assim?

Quando você solicita a retirada da TV por assinatura do combo, a NET informa que ao fazer isso, você irá perder o WiFi. Mas calma, não se desespere.

A NET tenta usar esse recurso no mínimo questionável para assustar os clientes mais leigos, que podem desistir de cancelar o combo por acharem que irão ficar sem Internet nos dispositivos sem fio de sua residência (notebook, celular, tablet, smart TV, videogame).

Na verdade isso significa apenas que eles irão trocar o modem deles que possui roteador WiFi embutido, por um modem que não possui. Para resolver isso você só precisa comprar e instalar um roteador WiFi de sua preferência no modem da NET.

Um bom roteador WiFi custa em média 50 reais e a maioria é bem fácil de instalar (a minha mãe instalou o dela sozinha!).

Sua paciência será testada

Sim, como bem explica essa ótima paródia do Galo Frito, cancelar a NET é tarefa somente para os fortes:

Como você deve imaginar, nenhuma operadora quer perder o seu pagamento mensal por algum serviço, por isso elas usam todas as suas armas para impedir que você consiga cancelá-los. Não sei se você sabe, mas a TV por assinatura vem perdendo milhares de clientes todos os anos. Imagina o desespero das operadoras?

Para ficar bem claro para você o tamanho da tortura que a NET nos faz passar quando precisamos cancelar algum serviço, vou relatar exatamente o que aconteceu comigo esta semana.

Primeira ligação (58 minutos e 40 segundos de duração): informei meus dados, fui transferido para o setor de cancelamento, o atendente informou que eu iria perder o WiFi se retirasse a TV do combo, eu confirmei que eu desejava retirar assim mesmo, ele me informou o novo valor da mensalidade e disse que iria atualizar os dados no sistema… Fiquei esperando vários minutos na linha até que a ligação caiu.

Segunda ligação (19 minutos e 40 segundos): informei todos os dados novamente, fui transferido para o setor novamente, e para minha surpresa, nada havia sido registrado no sistema. Ou seja, tive que solicitar tudo novamente. Enquanto aguardava o atendente registrar a minha solicitação, a ligação caiu novamente.

Terceira ligação (1 minuto e 19 segundos): essa foi rápida. Enquanto eu aguardava o primeiro atendente localizar o meu cadastro, a ligação caiu. E antes que você pense qualquer coisa, o sinal do meu celular estava ótimo.

Quarta ligação (12 minutos e 50 segundos): a mesma novela se repete – entra no menu, pega protocolo, conta a história para o antendente, transfere para o setor de cancelamento, conta a história de novo. Só que dessa vez com bastante raiva e um monte de reclamações da minha parte. Adivinha? Enquanto eu reclamava com o atendente a ligação caiu DO NADA!

Quinta ligação (11 minutos e 46 segundos): repeti todo o procedimento com calma (para não explodir), e desta vez dei a sorte de cair numa atendente que conseguiu finalizar o meu cancelamento e agendar a troca do equipamento num tempo aceitável. Quase sai gritando de alegria pela rua!

Foram quase 2 horas perdidas do meu dia para resolver uma questão que deveria ser simples. Isso porque eu só queria retirar a TV do combo. Imagina se fosse o cancelamento total dos serviços?