Notícias

Windows Phone está mesmo morrendo?

Lançado em 2010 o Windows Phone produto da Microsoft veio com uma promessa inovadora de sistema, bem diferente do que estávamos acostumados com os grandes SOs: iOS da Apple e Android da Google .

O Windows Phone estreou no mercado mobile através dos aparelhos da empresa Nokia, que posteriormente acabou sendo “engolida” pela Microsoft, dando lugar aos Lumias que conhecemos hoje. Propagandas inovadoras, lojas coloridas reforçando o estilo do sistema, preços atrativos para a população – parecia ser uma nova era para o sistema.

Ainda que todo o trabalho da empresa visasse o público final, o Windows Phone não ganhou a popularidade esperada. Hoje nós sabemos que no mercado de tecnologia, quando um produto é bom e inovador, não importa o preço, ele será vendido. Então, o que deu errado com Windows Phone?

windowsphonerip
Será a morte para o sistema?

A mídia internacional vem bombardeando o público nas últimas semanas, anunciando quedas nas vendas e declarando a morte do sistema.

Para o bem ou para o mal, nada ainda foi dito oficialmente pela Microsoft. Entretanto a ausência de uma atitude enérgica da empresa em relação aos seus produtos, principalmente com o novo lançamento Windows 10 mobile, nos preocupa.

Questionado no twitter por um usuário insatisfeito, Gabriel Aul, chefe do programa Windows Insider, respondeu:

microsoft-mobizoo

“O fato de não ter uma compilação hoje significa apenas que não temos uma compilação para hoje, mas isso não significa que o Mobile não é importante para nós.”

Mesmo a Microsoft empurrando de forma branda a situação, os números não mentem. A queda de vendas do produto são alarmantes, enquanto no último trimestre de 2014 vendeu 10,5 milhões, o mesmo período para 2015 a empresa arrecadou 4,5 milhões em vendas, é uma queda de 57% .

microsoft-grafico-mobizoo

São vários pontos falhos que refletem uma queda gigantesca de vendas:

  • Bugs nos novos dispositivos de fábrica com o Windows 10;
  • Atraso na atualização do novo sistema para aparelhos mais antigos;
  • Ausência de apps para a plataforma;
  • O mesmo design para os novos aparelhos.

Muitos atribuem este declínio para a atitude da empresa, ou melhor, a falta dela. Para a Microsoft hoje, o seu sistema não veio para competir com os grandes SOs do mundo mobile, e sim para compor a sua linha de produtos.

Ok, Microsoft! É bom investir em aplicações para o sistema ou o fim estará bem próximo.

O Windows 10 mobile pode ser a salvação da Microsoft? Tire suas dúvidas sobre o sistema.

https://www.youtube.com/watch?v=92RPuy3PVnw

Fontes: Tecmundo | WindowsTeam | CompendioWindows