Notícias

Vivo foi a operadora de celular que mais cresceu em agosto

O novo relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apontou a Vivo como a operadora de telefonia móvel que mais ganhou clientes em agosto de 2016.

Conheça neste artigo os números que comprovam este crescimento e os motivos que levam a Vivo ao topo do ranking.

Vivo no relatório

De acordo com o mais recente relatório da Anatel, a Vivo foi a operadora de telefonia móvel que ganhou mais clientes no mês de agosto deste ano. Foram 87.510 novos usuários que aderiram a algum dos planos oferecidos pela operadora.

A Nextel, mesmo estando bem longe dos números da Vivo, e mesmo sendo o serviço mais caro, também obteve um bom número de novos assinantes, atingindo um saldo positivo de 14.013 novos assinantes.

Acumulando sucessivas derrotas, a TIM segue na contramão, amargando mais um mês no vermelho. Foram 70.258 linhas desativadas ou migradas para a concorrência (Vivo absorveu boa parte).

Na sequência, perdendo muitos de seus minutos de internet para a concorrência, aparece a Oi, com um saldo negativo de -210.822 clientes lhe dando tchau.

No entanto, a campeã em perda de clientes na telefonia móvel no mês de agosto foi a Claro, com seus -335.985 abandonos.

Vivo lidera desde janeiro

Tudo indica que a Vivo, mesmo tendo os preços mais altos do que suas concorrentes, está conseguindo conquistar mais clientes, principalmente, porque eles abandonaram sua concorrente direta, TIM.

Muito dessa liderança se deve, também, pelo alto alcance de seus serviços, que oferece a maior cobertura nacional 3G, alcançando os lugares mais remotos, onde as outras operadoras não chegam.

De janeiro a agosto de 2016, a Vivo obteve 1,1 milhões de adições de pós-pagos, seguida pela TIM (521 mil), Claro (451 mil) e a Oi (429 mil).

Levantamentos demonstram também que no acumulado, a Vivo liderou o crescimento de 4G, com adições líquidas que chegaram a 1,1 milhão de celulares com esta tecnologia. Seguida pela TIM (918 mil), Oi (654 mil) e Claro (650 mil).

Municípios cobertos com tecnologia 4G no Brasil (Set/16)

vivo operadora que mais cresceu
Fonte: Site das Operadoras e (Teleco)

Novos serviços

Para se adaptar a um mercado cheio de aplicativos que disputam espaço nos telefones, as operadoras de telefonia móvel vêm criando novos serviços para ficarem mais próximas de seus consumidores, como o Google e o Facebook já fazem há um bom tempo.

Este é o caso da Vivo, que mudou seu discurso de repúdio aos aplicativos e investiu na oferta de novos serviços digitais próprios ou em parcerias.

Durante o Futurecom, o maior evento de telecomunicações da América Latina, ocorrido na semana passada em São Paulo, a Vivo revelou sua nova aposta.

Trata-se do Studio+, um aplicativo desenvolvido em parceria com a empresa francesa Vivendi, utilizado para a exibição de vídeos curtos, exclusivos para os clientes da operadora.

O aplicativo Studio+ permite acesso a curtas metragens específicos, preparados para a exibição em pequenas telas com as dos tablets e smartphones.

Além disso, o aplicativo pode ser adquirido por formas de pagamento flexíveis nas quais o valor semanal é de R$ 3,99 e o mensal de R$ 12,90.

Durante o Futurecom, a Oi, ainda em recuperação judicial, anunciou também um novo serviço, ainda em fase de testes, chamado de Oi Smart. Trata-se de um serviço de monitoramento para residência, no qual o usuário terá o controle das câmeras de segurança, alarmes e sensores de movimento, entre outras funções, a partir do seu dispositivo.

Opinião dos consumidores

No entanto, mesmo diante de novas ofertas e planos, a grande maioria dos usuários e especialistas em telefonia móvel no Brasil concordam em afirmar que os preços gerais dos pacotes da Vivo ainda assustam os consumidores quando comparados aos de outras operadoras.

E muitos concordam que a Anatel ainda deixa muito a desejar quando se trata de defender o consumidor.

Você concorda com esta opinião? Comente! Compartilhe!