Notícias

Videochamadas no Whatsapp estão liberadas, veja como usar

As esperadas videochamadas no WhatsApp finalmente estão liberadas para todos os usuários e dispositivos, e nesse post vamos mostrar como utilizar a nova função, bem como os cuidados para você não cair nos golpes que já estão surgindo.

As videochamadas vinham sendo testadas, em sua versão beta, apenas em alguns dispositivos. Porém desde a semana passada o recurso foi liberado em uma nova atualização do app para os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.

Antes de entrar na festa é importante lembrar que as chamadas em vídeo consomem muitos dados móveis, portanto, o ideal é utilizar o recurso somente no Wi-Fi, ou assinar um plano ilimitado do WhatsApp em sua operadora.

Ah, e todo mundo que for trocar videochamadas com você precisa estar com seu app atualizado também.

whatsapp-video-calling-android-iphone

Como usar as videochamadas no Whatsapp

Após a atualização do aplicativo e a liberação do recurso, fazer uma chamada de vídeo não tem segredo.

O WhatsApp manteve a mesma interface simples e intuitiva, na qual um toque já revela o próximo toque. Mas, se você tem alguma dúvida é só seguir este passo-a-passo:

  1. Assim como para enviar uma mensagem de texto, para fazer uma chamada de vídeo, o primeiro passo é selecionar um contato;
  2. Depois basta tocar no ícone “Telefone” e escolher “Chamada de vídeo”;
  3. Durante a chamada para a conversa aparecerá na parte superior da tela a frase “Chamada de vídeo via WhatsApp”;
  4. A imagem que a câmera do seu dispositivo estiver focando (pode ser a frontal ou a traseira) irá surgir no canto inferior direito da tela. A mesma coisa ocorrerá na tela do contato;
  5. Durante a videochamada é possível também enviar mensagem de texto e emojis. Basta tocar na palavra “Mensagem”. E para retornar, toque na barra com a frase “Toque para retornar à chamada”;
  6. Para encerrar a chamada de vídeo é só tocar no ícone vermelho com um telefone, no centro da tela.

Cuidado com as ciladas

Quem pretende experimentar logo o novo recurso de videochamada pelo WhatsApp deve ficar atento para não cair no novo golpe que já atingiu mais de 10.000 brasileiros.

Cibercriminosos criaram uma página na internet que promete atualizar o aplicativo. No entanto, trata-se de uma propaganda enganosa que solicita uma mensagem de SMS, apenas para conseguir o número do telefone do usuário e inscrevê-lo em um serviço pago.

Faz parte do golpe também, um pedido de compartilhamento do link entre os contatos do usuário. Fazendo, dessa forma, com que mais pessoas caiam na armadilha.

Então fique esperto e atualize seu app somente pela loja oficial de aplicativos da sua plataforma.

Você já testou o novo recurso? Comente! Compartilhe!

Até breve!