Notícias

Spectacles, ou os óculos do Snapchat – será que a moda pega?

A Snap Inc., desenvolvedora do famoso aplicativo Snapchat anunciou oficialmente seu mais novo produto, o óculos de sol Spectacles.

Mas este não é um óculos de sol comum. Trata-se, na verdade, de um dispositivo vestível (wearable) que grava vídeos e os envia diretamente para a rede social.

Com design marcante e cores alegres, o Spectacles ainda não tem data certa para lançamento, mas, segundo a empresa, será muito em breve.

Como funciona o Spectacles

Com a intenção de criar um campo de visão próximo ao do olho humano, o dispositivo conta com uma câmera especial, que possui lente de 115 graus.

Para começar a gravar um vídeo com o Spectacles, basta que o usuário toque no botão localizado no canto superior esquerdo dos óculos, que será ativada a gravação, instantaneamente.

Após 10 segundos, ele irá parar automaticamente, mas se o usuário quiser mais tempo de gravação adicional, é só tocar novamente e serão adicionados mais 10 segundos, sendo possível gravar 30 segundos ininterruptos.

Para saber se está gravando, existe na parte interna dos óculos uma luz indicadora que fica acesa durante o processo, e outra luz externa indicará a atividade a qualquer pessoa que estiver no campo de visão do dispositivo.

camera spectacles

A transferência dos vídeos para a rede social do dispositivo poderá ser feita utilizando a conexão Wi-Fi em aparelhos Android. Se for no iPhone, a transferência poderá ser feita via conexão Bluetooth, e para uma resolução melhor, via conexão Wi-Fi.

Não há a necessidade de estar com o smartphone durante as gravações, pois os óculos funcionam como um dispositivo autônomo, que armazena seus vídeos até a hora que estiver com o smartphone em mãos. Além disso, é possível reproduzir os vídeos nas duas orientações de tela, tanto retrato quanto paisagem.

A bateria do Spectacles, segundo a Snap divulgou, tem autonomia de um dia inteiro de uso. O usuário pode identificar a quantidade de carga restante através da luz externa do dispositivo. Para exibí-la, basta tocá-lo duas vezes seguidas.

O Spectacles vêm com uma caixa que também serve como carregador, além do cabo. E o Snap divulgou que a caixa poderá carregar os óculos em até quatro vezes.

estojo carregador spectacles

Será que a moda pega?

Mesmo sendo um dispositivo para “vestir”, esta tecnologia não é totalmente inédita e vale lembrar do “fracassado” Google Glass que já trouxe uma proposta semelhante.

Além disso, alguns críticos acreditam que será um desafio para o Snap convencer às pessoas a usarem os óculos. No entanto, os mais atentos percebem claramente pelo vídeo de apresentação dos óculos que seu público-alvo são os jovens e esportistas. Pessoas que têm bastante identificação com a proposta de armações e cores nada convencionais.

Outra questão pendente recai sobre a privacidade e às restrições que o Google Glass já enfrentou nos EUA, sendo proibido seu uso em bares, cinemas e em quase todos os estabelecimentos. Mais uma vez voltamos ao marketing inicial do Spectacles, e a proposta de ser usado em atividades de lazer ao ar livre.

E para afirmar ainda mais as diferenças com seu antecessor, o Spectacles é um modelo que custará dez vezes menos do que o Google Glass. A Snap divulgou seu valor em torno de US$ 130, já o preço do Google é de US$1.500.

Aqui no Brasil ainda não podemos afirmar nem quando e nem seu preço ao certo, já que sobre este valor incidirão as taxas e impostos de importação. E ainda também, não é possível sabermos sobre a qualidade da imagem, quantos óculos serão produzidos, onde comprá-los e se serão à prova de intempéries.

Enquanto isso, ficaremos de olho nas notícias e avaliações do Spectacles, e quem sabe até o Natal poderemos encontrar este “brinquedo” em nossas vitrines, também?

Curtiu os óculos do Snap? Vai querer um? Deixe seu comentário ou compartilhe esta novidade!

Até a próxima!