Notícias

O que está acontecendo com a Sony?

No mês passado já acompanhávamos as notícias da Sony e sua decisão estratégica de suspender a produção de smartphones no Brasil, focando apenas na venda dos modelos da linha Xperia importados da China e da Tailândia.

E parece que a novela ainda não acabou: agora a empresa anuncia seus planos de deixar de lado outros mercados importantes como a China, Índia e Indonésia, concentrando-se apenas em seu mercado de origem, o Japão.

Acompanhe as informações que trazemos neste artigo para juntos tentarmos entender o que está acontecendo com a Sony.

Foco nos dispositivos premium

Em um evento da própria empresa, na semana passada em Tóquio, a Sony divulgou aos seus investidores os planos e estratégias comerciais que pretende seguir nos próximos meses para reverter as consecutivas quedas de market share da marca no ramo de smartphones, puxadas principalmente pela Indonésia, Índia, China e Brasil.

gráfico mercado smartphones sony

Apesar da empresa não ter comunicado seu desejo de efetivamente sair destes mercados, as mudanças nas estratégias da empresa afetarão principalmente a América Latina e algumas áreas do Pacífico, onde ela pretende manter apenas uma cota de dispositivos premium.

Segundo os executivos, a principal causa desta mudança foi a desaceleração global do seguimento mobile.

Entre as estratégias da Sony está o foco nos dispositivos top de linha, com preços superiores a US$ 250, o que tem causado espanto tanto entre especialistas quanto entre os consumidores, uma vez que a empresa tem deixado a desejar em termos de novidades para compensar este preço alto. E justamente em um momento que existe uma invasão chinesa forte em segmentos mais econômicos.

Outro fator que não tem agradado é a rapidez com que estes gadgets têm sido substituídos por novas versões, a cada seis meses. Isso contribui para que seus dispositivos mais caros sejam rapidamente depreciados para ceder o mercado ao novo modelo, em um curto espaço de tempo.

loja sony
As lojas próprias da Sony já não ficam mais cheias como antigamente.

As estratégias

A Sony tem usado todas as estratégias possíveis nos últimos anos para manter-se à frente em um mercado de smartphones um tanto saturado. Entre elas, a empresa já mudou o lançamento de seu carro chefe, de uma vez por ano para a cada seis meses, como já citamos, e há alguns meses atrás confirmou o fim de sua linha Xperia Z, com o Xperia Z5, como forma de fazer a nova série Xperia X avançar.

Para se justificar, em seu blog oficial, na época, a empresa comunicou: “A linha Xperia Z atingiu seu ponto culminante e a série Xperia X representa um novo capítulo e evolução em nossa estratégia de produto. Embora a série Xperia Z tenha trazido o que há de melhor das tecnologias mais avançadas da Sony em smartphones. A série Xperia X é direcionada a levar essas experiências aos seus usuários, em tudo: câmera, desempenho da bateria, hardware e software. ”

Próximos capítulos

Desde que a Sony anunciou suas mudanças estratégicas de parar a produção em grandes mercados como no Brasil e focar nas vendas dos dispositivos top de linha, iniciou-se uma série de rumores e apostas quanto ao futuro do seguimento mobile desta empresa.

Será, portanto, interessante ver como a Sony planeja manter-se e como retomará o crescimento, oferecendo seus gadgets premium no mercado brasileiro, que apesar de ter uma legião de fãs da marca, ainda considera seus preços exorbitantes demais. E acompanharemos também, como será a disputa neste mercado dominado por Samsungs, Motorolas e iPhones.

Vamos aguardar os próximos capítulos! Enquanto isso, deixe sua sugestão ou comentário, aqui, no Mobizoo!