Notícias

Não se preocupe, a sua encomenda da China vai chegar

Esta semana nossos parceiros chineses da Tomtop nos contactaram para saber o que estava acontecendo no Brasil. Eu respondi imediatamente: muita coisa! rs.

Mas o que eles queriam saber especificamente, é se alguma encomenda da China poderia ficar presa na Alfândega brasileira, por consequência da greve dos auditores da receita federal, iniciada no último dia 18.

Bom, vamos entender essa história.

Na verdade o que está acontecendo é um greve parcial, que está afetando principalmente grandes importadores/exportadores que enviam e recebem grandes cargas que chegam de navio no porto de Santos.

Os auditores estão fazendo paralização total às terças e quintas, mas nos outros dias trabalham para liberar as cargas mais urgentes, como produtos agrícolas, por exemplo.

Meme encomenda da china
Tô nem aí pra soja! Só quero saber se meu smartphone top da China já chegou.

Consultei alguns importadores profissionais, e, segundo eles, a Unidade de Tratamento Internacional de Pinhais – Paraná (onde maioria das encomendas da China que entram no país por avião são verificadas), continua funcionando normalmente. Pelo menos por enquanto.

É claro que se a greve se estender é possível que a Unidade seja afetada também. Mas é muito difícil que isso aconteça, já que o Governo deve negociar rapidamente com a classe, que gera uma enorme receita para a União.

Outro agravante é o fato de faltarem apenas 8 dias para o início das Olimpíadas. Será péssimo para o governo se a fiscalização alfandegária do país não estiver funcionando durante o evento.

Fontes: Folha de São Paulo / Grupos de importação no Facebook