Notícias

Entenda a novela sobre o bloqueio do Whatsapp

A nossa querida Justiça ordenou o bloqueio do mensageiro mais usado no mundo, o Whatsapp. O aplicativo, que foi comprado pelo Facebook, ficaria 48 horas fora do ar. A partir da 0h de hoje, o Whatsapp não seria utilizável em todo o território nacional. A medida foi tomada pela 1ª Vara Criminal de São Bernado do Campo, mas acabou sendo derrubada ainda na tarde desta quinta-feira.

Por incrível que pareça, as empresas de telefonia receberam a notícia com enorme “surpresa”, já que receberam a informação sem aviso prévio, assim como todos os usuários do aplicativo. Não é surpresa alguma que as operadoras entraram com pedido de recurso, porém todos os pedido foram negados. A situação do aplicativo só voltou ao normal após o Tribunal de São Paulo autorizar o pedido de que o Whatsapp voltasse a funcionar caso uma multa fosse paga pela empresa de Mark Zuckerberg. Esta multa já está avaliada em 6 milhões de reais.

O caso, de forma explanada, seria contado da seguinte forma. A 1ª Vara Criminal de São Bernado do Campo conseguiu uma autorização judicial para que o Whatsapp quebrasse o sigilo de dados de um grupo de pessoas que estavam sendo investigadas, porém a empresa não liberou as informações para a Justiça mesmo com a autorização cedida por lei. Como forma de “castigo”, a Justiça decidiu que o aplicativo seria bloqueado totalmente por todas as empresas de telefonia fixa ou de celular no Brasil. Sim, isso incluía o seu Wi-Fi se você ainda acha que o Whatsapp só seria bloqueado para quem acessasse usando a rede móvel. O fato é que ele voltou a funcionar e graças a um desconhecido desembargador.

whatsapp

É difícil acreditar que as empresas de telefonia não tinham nenhum envolvimento no caso, já que são travadas brigas entre elas e o Whatsapp quase todos os dias. Nunca as empresas de telefonia perderam tanta porcentagem em número de mensagens SMS e chamadas.  A grande mania de “licenciar” tudo já prejudicou outros aplicativos, como o Uber. Existiam formas de você driblar o bloqueio do Whatsapp, baixando aplicativos que facilmente podiam roubar seus dados se estivessem em uma rede sem segurança, mas arriscou quem quis não é mesmo? Fica a dica então! Quando o Whatsapp sair do ar não baixe o VPN, baixe o Telegram!

Leia, abaixo, a mensagem de Mark Zuckerberg sobre o bloqueio do Whatsapp no Brasil:

Hoje à noite, um juiz brasileiro bloqueou o Whatsapp para mais de 100 milhões de usuários do aplicativo no país.Estamos trabalhando duro para reverter essa situação. Até lá, o Messenger do Facebook  continua ativo e pode ser usado para troca de mensagens.Este é um dia triste para o país. Até hoje o Brasil tem sido um importante aliado na criação de uma internet aberta. Os brasileiros estão sempre entre os mais apaixonados em compartilhar suas vozes online.

 Estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do Whatsapp pela decisão extrema de um único juiz.Esperamos que a justiça brasileira reverta rapidamente essa decisão. Se você é brasileiro, por favor faça sua voz ser ouvida e ajude seu governo a refletir a vontade do povo.

whatsapp

E você? O que achou do bloqueio do Whatsapp? Deixe seu comentário aqui embaixo!