Agora você pode praticar no Duolingo conversando com robôs

O Duolingo já é reconhecido como uma das melhores plataformas online para quem quer aprender um idioma. E agora ele ficou ainda melhor, permitindo que você pratique uma nova língua conversando com robôs.

É isso mesmo. Seja na web ou no celular, agora você pode praticar conversação – um dos itens mais importantes do aprendizado de idiomas – através da inteligência artificial.

Neste artigo você vai entender como funcionam estes robôs (chatbots), e como estes “colegas virtuais” irão te ajudar.

duolingo chat bots

O que é o Duolingo

O Duolingo é a ferramenta gratuita de aprendizado de idiomas mais popular do mundo. Na plataforma e nos aplicativos, as lições são organizadas em pequenas fases com a intenção de parecer com um jogo, onde o aluno perde vidas quando erra e marca pontos quando completa uma lição.

O Duolingo ensina a ler, falar, escrever e compreender Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano através do PC ou smartphones com Android, iOS ou Windows Phone.

duolingo owl

A incubadora (nome dado ao projeto, criação e desenvolvimento de pequenas empresas) Duolingo possibilita às pessoas bilíngues a oportunidade de compartilharem seus conhecimentos com outras, de todas as partes do mundo. Além de ser o lugar onde os voluntários dão vida a novos cursos de idiomas, que aos poucos vão sendo postos à disposição dos alunos, totalmente gratuitos.

Inteligência Artificial

O Duolingo, que já é muito proficiente no ensino de novos idiomas, está aperfeiçoando esta experiência, adicionando uma nova funcionalidade de conversação, os chatbots do Duolingo, que são robôs criados com tecnologia de inteligência artificial.

O aplicativo deu personalidade aos seus bots. Deste modo, o aluno pode interagir com Renèe, o motorista, Roberto o chef de cozinha e Ada, a oficial.

duolingo virtual tutors

Veja o que disse o CEO e cofundador do Duolingo, Luis von Ahn, em entrevista recente:

“Um dos principais motivadores na aprendizagem de línguas são as conversas. Os alunos que dominam o vocabulário e as habilidades de compreensão do Duolingo têm dificuldades ao conversarem na vida real. Os bots oferecem uma sofisticada e eficaz solução para essa necessidade”

Após ter uma compreensão do nível básico do idioma, o aluno continua a aprendizagem com o auxílio dos robôs e quanto mais se interage com eles, mais inteligentes vão ficando as conversas. Além disso, os alunos podem pedir auxílio através do “Ajuda-me a responder”, no qual os chatbots liberam algumas sugestões.

roberto espanhol duolingo

Disponível para iOS

Por enquanto esta tecnologia está disponível apenas para iPhone, e restrita aos cursos de Francês, Alemão e Espanhol.

Mas não precisa se preocupar, pois em breve outros idiomas serão liberados e os novos chatbots estarão disponíveis também nas versões para Android e Windows Phone.

Você já fez algum curso de idioma do Duolingo? Acha possível aprender uma língua nova através de aplicativos? Conte sua experiência ou deixe sua opinião aqui no Mobizoo!

Até a próxima!

Avatar photo

Susane de Godoi

Sou publicitária, pedagoga e produtora de conteúdo, e aqui no Mobizoo encontrei meu cantinho na web para descomplicar a tecnologia através de guias simples e práticos, e também para falar sobre comportamento digital e seus impactos.

Mais sobre: Apple