Nostalgia

Adeus, Windows Phone, Bem-vindo Windows 10: uma breve história do sistema móvel da Microsoft

Como era de se esperar, a Microsoft vestiu as sandálias da humildade e resolveu corrigir todos os erros do passado em uma só tacada: o Windows 10.

O novo sistema operacional quer resgatar os usuários enfurecidos com as mudanças drásticas do Windows 8 para computadores, e aproveita para unificar a plataforma para tablets e smartphones.

Sim, é o fim da linha para o nome Windows Phone. A partir deste ano, todos os dispositivos; smartphones, tablets, laptops e desktops rodarão um único sistema operacional: o Windows 10. E isso é maravilhoso!

Isto é algo que a Apple tentou fazer por anos e não conseguiu. O mais perto que a empresa de Jobs conseguiu foi aproximar a identidade visual do Mac OS com a do iOS.

Ah, o Windows RT (dedicado aos tablets) morreu também. Mas esse, pelos meus cálculos, só foi usado por 3 pessoas.

Se quiser entender melhor como o Windows 10 funcionará nos diferentes aparelhos, dê uma olhadinha no post dos nossos colegas do Tecmundo.

Este é um movimento muito inteligente da empresa, e certamente irá lhe render bons frutos. Agora, se ela conseguirá o prestígio que espera no mercado mobile, só o tempo irá dizer.

E por falar em tempo, que tal aproveitarmos esse momento de adeus para relembrarmos um pouquinho da vida desse sistema que está aí há mais de 15 anos?

Windows nos celulares: um longo caminho

Windows Pocket PC – 2000

ipaqh2630big
Nos primórdios da computação móvel, o windows era feioso, desconectado e controlado por uma canetinha stylus. O sistema rodava em telas pequenas e de baixa resolução, mas pelo menos a bateria durava bastante.

Windows Pocket PC – 2003

th2200
A Microsoft deu uma melhoradinha no visual do sistema, deixando-o mais parecido com o saudoso Windows XP. Os aparelhos começaram a ficar mais conectados, ganhando Wi-fi e bluetooth.

Windows Mobile 5 – 2005

dkmb86g_445c4x3wrc5_b
Esse aparelho foi muito popular entre os executivos brasileiros, e marcou o início da era dos smartphones com teclado físico qwerty. E ele já se conectava com as redes de dados 2G.

Windows Mobile 6 – 2007 (com atualizações 6.1 e 6.5)

test_124130
Já com a eminente concorrência do iPhone e Android, a HTC tentou emplacar o Windows Mobile com uma interface mais ou menos touch.

Windows Phone 7 (com atualizações 7.5 e 7.8) – 2010

nokia-lumia800-front
Já com Android e iOS dominando o mercado, a Nokia e a Microsoft se unem para reinventar o sistema. Totalmente remodelado, o sistema apresentou ao mundo a interface gráfica que influencia o mercado até hoje.

Windows Phone 8 (com a atualização 8.1) – 2013

nokia_lumia_820_red
Ainda batalhando para alcançar a popularidade da concorrência, a Microsoft atualiza seu sistema com vários recursos já disponíveis nas outras plataformas.