Humor

Oi, Claro e TIM são impedidas de vender chips em vários estados

Já fazem alguns anos que reclamações no Procon e processos se acumulam contra as maiores operadoras de telefonia móvel do país. E apesar disso, pouco havia sido feito.

Todos nós em algum momento já fomos vítimas dos péssimos(e caros) serviços oferecidos por elas: ligações que caem do nada, 3G com velocidade de Internet discada, atendimento precário e outros absurdos são comuns para os clientes destas operadoras.

Mas agora parece Anatel resolveu tomar uma atitude extrema.

Depois de avaliar os serviços prestados pelas teles em vários estados brasileiros, ela decidiu suspender a venda de planos(pós e pré) de voz e de dados. Cada operadora ficará impedida de comercializá-los em estados específicos. Confira a lista:

Oi

Suspensa em: Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.

Claro

Suspensa em: Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. 

Tim

Suspensa em: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.

Como você pode ver, a TIM foi a maior prejudicada, e a multa para as empresas que não cumprirem a suspensão nas vendas é de R$ 200 mil por dia, em cada estado.

Somente a Vivo não foi afetada pela decisão. Ela escapou por não ter apresentado pior sinal em nenhum dos estados avaliados pela Anatel.

A suspensão entrará em vigor na próxima segunda-feira (23/7).

O que podemos tirar disso tudo?

Em primeiro lugar, temos pela primeira vez no Brasil uma chance real de melhoria na infraestrutura de telecomunicações.

Claro, Oi e TIM juntas respondem por aproximadamente 70% do mercado de telefonia móvel do Brasil e agora terão que melhorar muito a qualidade de seus serviços se quiserem voltar à vendê-los.

E em segundo, mas não menos importante; o excelente vídeo abaixo feito pelo canal Anões em Chamas:

Coitada da Judith que não tem culpa de nada. Ou será que tem?

Você tem uma história de sofrimento com uma das operadoras suspensas? Conte nos comentários!

Fontes: [Tecnoblog, GIZMODO]