Games

Not Not: um game para treinar seu cérebro

Gosta de desafios? Curte games que fazem você “rachar a cuca” com quebra-cabeças intrigantes e velozes, que te motivam a superar os limites do seu cérebro? Então você precisa conhecer Not Not, o jogo que testa seus reflexos, enquanto desenvolve outras habilidades.

Confira no trailer abaixo um pouquinho do gameplay:

Not Not: o Game

Not Not é um puzzle cuja premissa de lógica e orientação é simples: Cumpra exatamente a tarefa que o cubo mostrado na tela manda, arrastando o dedo para a direção ordenada. Simples, não?

Entretanto, essa dinâmica começa a ficar mais complexa a cada novo desafio desbloqueado: Em um momento, você está aceitando uma tarefa de “arraste para cima”, em outro o comando será “Não para a esquerda“, enquanto isso, um timer vai limitando o tempo, calculando os segundos para a falha. A coisa começa a ficar ainda mais complicada quando o game vai adicionando cores e tarefas como ‘nada’ e ‘não nada’ ao leque de possibilidades, incrementado a cada novo desafio desbloqueado. O grande desafio aqui é treinar seu cérebro para interpretar de forma rápida os comandos contraditórios, agindo em colaboração com a coordenação motora para realizar o movimento ideal para cumprir a tarefa com sucesso.

Jogo Not Not

Desafio sem limites

Not Not conta basicamente com dois tipos de desafios: Modo Clássico e Modo Desafio. No modo Clássico, você vai desbloqueando as colunas de desafios (lembrando aqueles blocos do Mortal Kombat), separados por complexidade. Cada uma das 10 colunas possui 3 desafios divididos por Normal, Difícil e Extremo, onde a cada um aumenta a quantidade de passos para completar o estágio. A cada desafio ultrapassado, você ganha moedas que serão usadas para desbloquear os próximos níveis, fazendo com que o esforço do jogador seja suficiente para desbloquear os níveis mais avançados (o que é recomendado, visto que a complexidade é crescente).

Jogo Not Not

Apesar do game ser gratuito, ele conta com sistema de pagamentos serve para desbloquear os anúncios (que aparecem após cada derrota sofrida), e para garantir mais vidas para prosseguir jogando. Mesmo com esses recursos, o game não é nem de longe um pay-to-win, especialmente porque mesmo utilizando moedas para liberar novos estágios, o jogador ainda precisa ter toda a habilidade para passar por eles, não é mesmo?

Audiovisual

Os gráficos do game proporcionam uma experiência agradável e desafiadora, focando mais nas tarefas do que no visual em si. Com um estilo minimalista, Not Not consegue prender o jogador em suas tarefas complexas e propositalmente confusas, com o objetivo de deixá-lo quase maluco com as ordens contraditórias (inclusive o game diz que não se responsabiliza por danos ao cérebro do usuário, em um aviso que brinca com sua própria dificuldade). Já os sons ambientam o jogador e não chamam muita atenção, deixando-o focado no cumprimento dos desafios propostos.

Jogo Not Not

Conclusão

Para quem busca desafios ‘enlouquecedores’ e quebrar recordes com amigos, treinar seu cérebro e aprimorar o raciocínio lógico e coordenação motora, Not Not é uma ótima pedida. Com um tamanho realmente pequeno (26 mb) e gratuito (contanto com anúncios), o game encontra-se disponível para Android (versão 4.1 ou superior) e iOS.