Dicas

Veja como fazer backup de suas músicas na nuvem

Já imaginou como você ficaria se, de uma hora para outra, perdesse toda a sua coleção de músicas? Tudo porque você não fez um backup de músicas na nuvem!?

Acho que você nem consegue imaginar a dor de perder para sempre aquela biblioteca maravilhosa que você passou anos construindo, não é?

Para evitar que isso algum dia aconteça, trago neste artigo algumas formas simples para você garantir que suas músicas sempre estarão salvas num lugar seguro, e melhor, gratuitamente. Confira agora nossas dicas e proteja sua coleção!

Backup de músicas usando o Google Drive

google-drive-logo-2014Um dos serviços mais utilizados quando se trata de armazenamento em nuvem é o Google Drive.

Você ganha logo de cara 15 GB de espaço! Dependendo do tamanho das músicas, 15 GB é espaço suficiente para armazenar aproximadamente 4.000 músicas. Se você tiver um dispositivo com acesso a internet e se possui uma conta no Gmail, você automaticamente já tem acesso ao Google Drive.

Você pode instalar o aplicativo do Google Drive no seu AndroidiOS ou computador PC/Mac. Através destes aplicativos você irá selecionar sua pasta de músicas do dispositivo, e ativar a sincronização.

Com esta pasta sincronizada, todas as suas músicas serão salvas na nuvem, mesmo as novas que você acrescentar com o tempo.

Backup de músicas usando o Dropbox

dropboxOutra ferramenta muito utilizada para armazenamento gratuito de arquivos, o Dropbox, disponibiliza apenas 2 GB de espaço para usuários da conta gratuita, sendo assim, é mais indicado para quem possui bibliotecas musicais mais enxutas. Mas é possível ganhar mais espaço toda vez que você indica uma amigo para utilizar o serviço.

Para fazer o acesso ao Dropbox, cadastre-se no site, ou acesse com seus dados Google (E-mail e senha).

Assim como o Google Drive, o Dropbox possui aplicativos para Android, iOS e computadores PC/Mac. E depois que você instalar o app, basta ativar a sincronização de suas pasta de músicas para começar a guardar seus arquivos na nuvem.

Backup local no Windows ou Mac

Se você tem todas as suas músicas apenas no celular, é bom fazer um backup local no seu computador antes se sincronizar sua coleção na nuvem.

Usuários de AndroidWindows só precisam do cabo USB para transferir todos os arquivos do celular para o computador.

Já os usuários de Android e Mac precisaram de um pequeno programinha instalado no computador para realizar a transferência: o Android File Transfer.

android-file-transfer-screens-02

Ele não é aquele aplicativo fantástico, cheio de opções, mas cumpre o que promete direitinho, ou seja, transfere arquivos do seu Android para um Mac, e vice versa via cabo USB.

Os usuários de iPhone já devem saber que não é possível transferir as músicas do celular para o computador, então o jeito é mantê-las sincronizadas com o iTunes do PC/Mac, e, sempre que possível, salvá-las numa nuvem.

Dica ao transferir seus arquivos: Não ultrapasse o limite de transferência de 1GB por vez, para não correr o risco de corromper os seus arquivos no momento da transferência.

Fonte: AndroidCentral