Dicas

Tire ótimas fotos com nossas melhores dicas

Para a maioria das pessoas, na hora de comprar um celular novo, a qualidade de sua câmera é um dos principais fatores de escolha. E não é à toa: com a evolução da tecnologia dos smartphones, é possível tirar excelentes fotos com a câmera principal do aparelho, deixando somente para os profissionais aquelas DSLRs gigantes.

Neste guia você vai aprender as melhores dicas para você aproveitar ao máximo o potencial de fotografia do seu smartphone e tirar fotos sensacionais!

Saiba identificar uma bela foto com a câmera dos seus olhos

Estamos cercados de coisas incríveis que valem a pena registrar ao andar pelas cidades ou mesmo nas coisas simples que acontecem em casa. Desenvolva uma visão crítica para poder enxergar uma bela fotografia ao seu redor, saque sua câmera, escolha a melhor configuração e fotografe a cena, não importa onde esteja.

Conheça bem o seu app de fotografia

Você provavelmente não precisa baixar um outro app para tirar fotos. Explore o app de câmera do seu smartphone, pois em 99% das vezes, ele tem recursos o suficiente para tirar ótimas fotos.

aplicativo câmera

Entre nas configurações e conheça todas as opções que ele dispõe, como tipo de macro, ajuste manual, balanço de branco, exposição, controle de foco, etc.

Esqueça o zoom: use o crop

A câmera do seu smartphone não é uma DSLR profissional, por isso evite usar seu zoom digital. Afinal, ele pode reduzir a qualidade das suas fotos drasticamente.

Tire a foto da distância que você puder tirar e depois use a ferramenta crop para fazer o corte perfeito da parte que você deseja destacar. Em alguns casos é melhor você tentar se aproximar do objeto que vai fotografar do que usar o zoom.

zoom não use crop nas fotos

 

Desapegue-se do ajuste automático

Para aquelas situações em que você não pode perder tempo, o ajuste automático quebra um galho, evitando que você perca a foto.

Mas a verdade é que ele não vai muito além disso. Um ajuste fino manual é muito útil para você controlar a exposição (nível e direção da fonte de luz), ISO (sensibilidade da lente à luz), velocidade do obturador, saturação e nitidez.

modo automático não

Se sua câmera não tiver esses recursos, ao menos um filtro para cenas noturnas, festas, paisagens e pôr do sol ela tem. Escolha o que retrata melhor a situação e fotografe!

Aprenda a usar o HDR

São raras as câmeras que tem alcance de contraste dinâmico suficiente para dispensar o HDR, por isso é importante conhecer e saber utilizar essa função.

O HDR serve principalmente para você encontrar o equilíbrio em uma foto que mistura um ambiente com muita iluminação e outro mais escurecido. Por exemplo: uma foto tirada de dentro de uma caverna ou um parque ensolarado, porém com várias sombras das árvores.

Nessas ocasiões, lembre de fazer uso dessa função para que suas fotos saiam como você esperava.

domine o hdr

 

Ah, a boa e velha regra dos dois terços…

Você já deve ter ouvido falar da regra dos dois terços. É uma vertente que acredita que a maneira preferida para o nosso cérebro organizar as informações que enxergamos. Tendemos a achar mais agradável aquilo que está separado sempre em dois terços do total do campo de visão.

Fazer o uso dela pode ajudar de verdade a dar uma finalização mais profissional à sua foto. Mas uma observação: como sempre para toda regra, existem exceções. Algumas situações específicas a regra dos ⅔ não resolve.

limpe a lente da câmera do seu celular

 

Use os melhores apps para edição de fotos

Essa é uma boa pedida. Se você sentir falta de algum ajuste indisponível no seu app de câmera você pode instalar um app especial para edição de fotos.

Além dos ajustes finos, eles podem reduzir o tremido (trepidação) das fotos, remover manchas, ou até mesmo objetos!

Esses ajustes podem ser cruciais para fazer a distinção entre uma foto razoável e uma excelente. Existem vários apps assim na Play Store, mas poucos valem a pena instalar. O destaque vai para o Autodesk Pixrl e o Adobe Photoshop Lightroom.

melhores apps para fotos

 

Mantenha a lente de sua câmera limpa

Às vezes suas fotos saem embaçadas e você não consegue entender o porquê. Mas a explicação é simples: é tudo culpa da gordura das suas mãos.

Então a dica é limpar a lente da sua câmera sempre que puder. O recomendado é uma toalha de microfibra para não correr o risco de arranhar a lente, mas na falta eu uso o jeans da minha calça, mesmo =)

limpe a lente da câmera do seu celular


Curtiu as dicas? Então compartilhe com seus amigos!

Se tiver alguma outra dica quente, coloque nos comentários!

Fonte: Android Central