Dicas

Seu celular Android não liga mais? Nosso guia definitivo vai te salvar!

Se você chegou neste artigo, muito provavelmente o seu celular Android não liga mais, e você estava desesperado(a) à procura de uma solução. Pois eu tenho uma boa e uma má notícia para te dar. A má primeiro: seu aparelho “brickou”, e isso é bem ruim.

Mas a boa notícia é que isso é bem comum entre os usuários hardcore do sistema, e as chances são grandes de você conseguir dar vida novamente ao seu smartphone. Basta seguir alguns procedimentos.

Bem vindo(a) ao mundo dos desenvolvedores e entusiastas do Android! Vem comigo 😉

Android não liga mais – Causas:

O brick nada mais é do que um corrompimento de arquivos do sistema que impedem sua inicialização.

Ele pode ser causado por diversas razões; desde a instalação de um aplicativo problemático até a substituição do sistema inteiro do aparelho por uma ROM (firmware) incompatível.

Identificar o que causou o brick pode facilitar bastante a recuperação do seu celular.

As causas mais comuns são:

  • Instalação de uma ROM incompatível;
  • Falha na instalação de uma atualização;
  • Instalação de um aplicativo incompatível/problemático;
  • Modificação de drivers do dispositivo;
  • Instalação de módulos complementares incompatíveis (Xposed).

Além disso, é importante dizer que existem dois tipos de brick: hard brick e soft brick.

Enquanto no soft brick é quase garantido que você possa recuperar seu telefone com procedimentos básicos, no caso do hard brick a coisa fica mais séria, e dificilmente você conseguirá reviver seu smartphone sem o uso de novos drivers, imagens do sistema, cabos e uma série de procedimentos avançados e desafiadores demais para a maioria dos usuários.

android recuperação

Em alguns casos extremos de hard brick pode haver a necessidade de utilizar inclusive ferramentas especiais para reparo ou substituição de alguns componentes do telefone.

Uma maneira eficiente de saber qual tipo de brick ocorreu é tentar acessar o modo de recuperação do aparelho: se der certo, é porque é um soft brick. Se você não conseguir entrar no recovery de forma alguma, é quase certo de que se trata de um hard brick.

Mas e o root?

O root em si não “bricka” um telefone. Mas um root mal sucedido sim pode fazer com que seu smartphone entre em bootloop (quando o celular liga, mas não sai da tela de boot).

Resolvendo um bootloop/soft brick

Se seu telefone está em bootloop, existem alguns procedimentos básicos que podem resolver. Cada celular tem uma maneira específica para acionar as funções que vamos abordar, portanto atente-se à combinação de botões adequada ao seu aparelho.

Tentando iniciar no Modo de Recuperação

  1. Ligue o telefone com o botão power;
  2. Ao aparecer a primeira imagem, segure os dois botões de volume simultaneamente até o telefone terminar de ligar (este comando/combinação pode variar de acordo com o fabricante, para uma breve relação acesse este link).

modo de recuperação do android

Limpar dados no Modo de Recuperação

  1. Use os botões de volume do aparelho para navegar entre as opções do Modo de Recuperação, e aperte o botão power para confirmar;
  2. Selecione as opções wipe cache partition e wipe davilk cache (se disponível);
  3. Reinicie o aparelho.

Restaurar configurações de fábrica

Use os botões de volume do aparelho para navegar até a opção wipe data factory reset (ou similar), e aperte o botão power para confirmar.

Todos os dados do seu telefone serão apagados, e o sistema irá iniciar como se fosse novo.

Desinstalar módulos do Xposed

uninstall xposed

Para realizar este procedimento você precisa ter o custom recovery TWRP instalado no seu celular. Mas se você instalou o Xposed no seu aparelho, provavelmente você já tem o TWRP.

Se você não possui o TWRP, baixe-o aqui, e siga os passos para instalar:

  1. Certifique-se que seu bootloader está desbloqueado;
  2. Certifique-se que o modo Depuração USB do seu telefone está ativado;
  3. Renomeie a recovery para recovery.img;
  4. Com o telefone ligado e conectado, no computador, acesse o diretório em que o ADB está instalado, pressione shift+clique direito. Selecione a opção “Abrir janela de comando aqui”;
  5. Certifique-se que o telefone foi reconhecido com o comando “fastboot devices” (ele irá te retornar uma sequencia alfanumérica em caso de sucesso);
  6. Envie o comando fastboot flash recovery recovery.img;
  7. Envie o comando fastboot reboot-bootloader.

Agora para remover o Xposed, faça o seguinte:

  1. Faça o download e instale os drivers USB e ADB no computador;
  2. Faça o Download do Desinstalador do Xposed no seu computador e salve na pasta platform-tools (que vem no pacote ADB) e renomeie para unistaller.zip;
  3. Com o telefone ligado em recovery e conectado, no computador, acesse o diretório em que o ADB está instalado, pressione shift+clique direito. Selecione a opção “Abrir janela de comando aqui”;
  4. No prompt de comando que foi aberto, envie o comando adb push uninstaller.zip /sdcard/;
  5. Reinicie no TWRP recovery e acesse Advanced > Terminal Command;
  6. Crie o arquivo /data/data/de.robv.android.xposed.installer/conf/disabled;
  7. Reinicie no TWRP recovery e apague o arquivo modules.list, que fica no caminho /data/data/de.robv.android.xposed.installer/conf/.

Reinstalar a imagem de fábrica (ROM original)

  1. Faça o download do software de recuperação do seu fabricante (em caso de não ser o padrão ADB do Android puro), exemplo: Odin da Samsung. Ou ainda, utiliza ferramentas terceiras disponibilizadas em fóruns de desenvolvimento;
  2. Baixe a imagem de fábrica (ROM, firmware) específica para o seu aparelho;
  3. Instale a imagem através do software de recuperação.

odin samsung

Instalar uma nova ROM (oficial ou customizada)

Você vai precisar do TWRP e do ADB novamente. Veja como instalá-los no tópico anterior sobre o Xposed.
  1. Em seu computador, faça o download da ROM original ou uma ROM compatível com seu dispositivo nos fóruns especializados e salve na pasta platform-tools (a mesma pasta onde esta o ADB);
  2. Renomeie a ROM para ROM.zip. Obs: ROM’s em formato .img, não são de fato ROM’s – são imagens. E imagens são instaladas de maneira diferente, portanto não vão nos atender neste caso;
  3. Segure à tecla de reduzir volume down e a tecla home ao mesmo tempo e ligue o telefone com a tecla power para acessar a custom recovery TWRP;
  4. No prompt de comando que foi aberto, envie o comando adb push ROM.zip /sdcard/;
  5. Agora que a ROM está no telefone, vamos instalar acessando a opção Install;
  6. Localize o arquivo e deslize para direita para instalar a ROM;
  7. Reinicie o aparelho após a instalação concluída. O primeiro boot pode demorar até 10 minutos dependendo do aparelho e todos os dados do seu telefone serão excluídos.

Mas e o hard brick?

Se seu telefone não entra em recovery, significa que ele pode estar em hard brick. Nesse caso os únicos comandos aceitos serão via fastboot, e mesmo assim você vai precisar primeiramente fazer com que seu computador consiga se comunicar com o aparelho em fastboot, para poder enviar os comandos e assim recuperar o dispositivo.

Cada telefone pode precisar de um procedimento especial para hard brick e diferente do soft brick, e não existe garantia de que irá funcionar. Por isso separamos alguns links úteis para você estudar melhor o tema, se este for o seu caso: 1, 2, 3.

Como minimizar as chances de um brick?

  • Verificar a compatibilidade da ROM que você deseja instalar;
  • Estudar bem e seguir exatamente o processo de instalação da ROM;
  • Sempre usar o método de instalação “limpa”;
  • Tomar muito cuidado ao instalar módulos Xposed;
  • Instalar apps apenas da Play Store;
  • Evitar instalação de apps que prometem mundos e fundos, especialmente antivírus – o Android não precisa disso.

Mais ajuda

O desenvolvimento Android já é um tópico bastante maduro e existem muitas pessoas com bastante conhecimento para compartilhar.

Para obter mais ajuda e conhecer melhor os recursos que podem melhorar ou salvar seu aparelho, visite as comunidades especializadas do seu fabricante ou ainda os fóruns do XDA Developers.