Dicas

Quais cuidados devemos tomar ao comprar um smartphone usado?

Com o cenário de alta nos valores dos aparelhos eletrônicos e a grave crise econômica, comprar um smartphone usado voltou a ser um bom negócio para quem precisa economizar.

Quem comprou um celular top de linha novinho no ano passado, mas agora está precisando de dinheiro (provavelmente por estar endividado, ou mesmo desempregado), corre para vendê-lo em sites de compra e venda de usados. Enquanto isso, uma legião de órfãos do varejo (onde os preços não estão nada convidativos), correm em busca de um bom usado para chamar de seu.

Se você é uma dessas pessoas que está em busca de uma boa oportunidade para a compra de um smartphone, saiba que é preciso tomar algumas precauções.

Neste artigo listamos 7 itens indispensáveis que você deve verificar antes de investir seu suado dinheirinho em um “novo” smartphone usado.

Bora aprender a pesquisar e pechinchar?

#1. Condição física do aparelho

Quando se trata de comprar um smartphone de segunda mão, em geral o marketing do aparelho começa com as fotos, é muito importante analisar com cuidado neste momento.

Repare se o celular possui sinais de tombo, como amassados e arranhões mais profundos, telas quebradas geralmente são frias, fuja delas!

Se o vendedor não disponibilizar fotos de todos os ângulos, faça essa exigência a ele, afinal de contas, não é bom receber uma surpresinha depois de fechar negócio.

Celular-Quebrado-mobizoo
WTF?!

#2. Preço compatível com o mercado

Como um velho ditado diz; saiu da loja perdeu preço! Muitas pessoas insistem em vender seus smartphones pelo mesmo preço da loja, principalmente aqueles que compram com garantia estendida. Cooooooorra para as colinas!

Não há produto de segunda mão que valha o mesmo preço de um novo na loja. E se a desculpa é a garantia estendida, não pague por isso, este é um pecado que o vendedor do aparelho cometeu e não você.

Pesquise bastante antes de comprar, compare preços de lojas e sempre que possível de outras pessoas que também estejam ofertando do mesmo modelo usado.

run-forrest-run-mobizoo
Faça como o Forrest…

#3. Tempo de uso

Uma das informações mais importantes que você precisa saber é o tempo de uso do aparelho, informe-se disso.

Uma boa dica é saber o ano de lançamento do modelo, determinadas fabricantes deixam de disponibilizar atualizações de software para modelos que se tornam “antigos”, e não estamos falando de muitos anos não, vide exemplo da Motorola que não irá disponibilizar a versão mais recente do sistema Android 6.0 Marshmallow para seus aparelhos Moto G 1º Geração e Moto X 1º Geração, sucessos de venda em 2013. Fique atento.

celular-antigo-tijolofone-mobizoo
Tijolofones

#4. Nota fiscal

Verifique os documentos do aparelho, principalmente se o vendedor oferecer algum tempo de garantia. Afinal, você não quer adquirir um produto proveniente de meios ilícitos ou do mercado paralelo, não é mesmo?!

harry-biboca-diagonal-mobizoo
Não faça como o Harry :/

#5. Caixa e acessórios

Se o vendedor anunciar o smartphone com acessórios, verifique o estado de todos e se são originais, sempre pergunte quando houver dúvidas, tudo conversado é entendido. Não tem acessórios? Confira se o preço cobrado é compatível. Lembre-se, depois você terá que adquirir os demais itens.

acessorios-mobizoo
Acessórios originais ou não, o importante é saber todos os detalhes antes de fechar a compra.

#6. Passagem pela assistência técnica

Se passou pela a assistência técnica é por que algum problema já teve, neste caso tenha muita atenção, converse com o vendedor e entenda os motivos, não compre pela empolgação do momento, nada vale um sentimento de arrependimento com um smartphone estragado na mão. #ficaadica

assistencia-tecnica-sera-mobizoo
Assistência Técnica, uhmm -.-

#7. Funcionalidades

Não adianta comprar só pelo preço, pesquise se o smartphone desejado atenderá suas expectativas e necessidades, há vários sites (no Mobizoo tem também) com comparações e reviews sobre smartphones.

Não compre gato por lebre, ou compre gato por ser gato ou lebre por ser lebre.

pesquise-mobizoo
Um olho no smartphone e o outro também.

Compare, pesquise e nunca deixe de perguntar, assim o barato irá cumprir com suas expectativas.