Dicas

O que são laplets e por que você deveria ter um

A tecnologia cria e recria produtos para atender às novas necessidades das pessoas. Assim, dispositivos com recursos distintos podem se unir para originar novas possibilidades, como é o caso dos laplets.

Quando o iPad e os tablets foram introduzidos no mercado há alguns anos atrás, estes dispositivos tinham muitos motivos para comemorarem seus números de vendas. Porém, atualmente, esta tendência está mudando. O crescimento nas vendas de tablets já não avança tanto, e nem mesmo as vendas dos insubstituíveis computadores estão lá grande coisa.

Segundo uma recente pesquisa norte-americana, que mede os hábitos de consumo, agora é a vez dos laplets! Portanto, para acompanhar que mudanças de hábitos são estas, neste artigo você saberá o que são os laplets e por que você deveria ter um.

O que são laplets?

Inicialmente, para quem ainda não conhece, os laplets são os já conhecidos 2 em 1, ou seja, é um laptop com características de um tablet. Também é conhecido como conversível, quando apresenta algum mecanismo de ocultação de teclado. Pode-se dizer que laplet é um nome “genérico” para todos os híbridos.

lenovo ideapad miix
Geralmente os laplets possuem um “pezinho” de apoio para a tela, e o teclado obrigatoriamente é destacável.

Tanto o conversível quanto o híbrido são dispositivos de crossover. Ou seja, combinam as características tanto de um tablet quanto de um laptop. Pode ser um híbrido conversível, quando possuem capacidades de girar, dobrar ou deslizar o teclado. Ou um híbrido destacável, quando o teclado destacável fornece recursos adicionais, como uma bateria adicional por exemplo, e podem ser vendidos separadamente.

Mudanças de hábitos

De acordo com a pesquisa divulgada recentemente, da companhia norte-americana 1010data, que analisa os hábitos e cotas de consumo, os laplets estão lucrando mais do que os tablets ou laptops este ano.

Enquanto o iPad da Apple continua dominando o mercado, com 32,5% do total de vendas, o Microsoft Surface Book, obteve o segundo lugar com 25%, isso se deve ao fato de suas vendas terem registrado um aumento de 9% no primeiro trimestre deste de ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa mostrou também que, os laplets, como o Surface Book, foram responsáveis por 33% do total de vendas de tablets. Essa tendência sugere que mais pessoas estão comprando mais os 2 em 1, já que funcionam como um laptop e como um tablet, porém, com toda a facilidade da interface touch.

Ainda de acordo com a 1010data, a estrela de maior sucesso em vendas tem sido o Microsoft Surface Book, que subiu de 16% para 25%. Com esse rápido avanço, calcula-se que em breve o Surface Book irá ultrapassar as vendas do iPad.

microsoft surface book
Todas as capacidades de um notebook e toda a praticidade de um tablet num só dispositivo. Esse é o Microsoft Surface Book, um dos laplets mais poderosos do momento.

Por que usar um laplet?

Os analistas desta pesquisa acreditam que o principal fator que vem impulsionando as vendas dos laplets, é sua capacidade produtiva. Já que um tablet não apresenta as características de suporte para o peso de um Windows 10, por exemplo, e um laptop pode parecer grande e pesado demais em relação a um 2 em 1.

O laplet oferece tudo o que é necessário para trabalhar ou se divertir. Com ele é possível, escrever trabalhos extensos e executar as funções mais pesadas para um desktop, como o Photoshop ou o Microsoft Office, normalmente, por possuir um processador potente e muita memória RAM.

O Surface Book ainda não possui uma abundância de aplicativos que um iPad ou um Android possuem. No entanto, o iPad necessita de um teclado móvel em caso de digitação de documentos mais extensos. E mesmo que o Windows ainda não ofereça uma grande quantidade de apps, quando o assunto é trabalho, o objetivo principal de uso se resume mesmo, em responder e-mail, navegar, continuar um trabalho iniciado, ou no máximo, assistir à sua série favorita no Netflix. Coisas perfeitamente possíveis em um laplet.

iPad Pro
iPad Pro é a visão da Apple do que deve ser um laplet.

Isso tudo significa que, mesmo que para um usuário mais exigente, os laplets ainda precisem evoluir bastante a fim de que seja possível desenvolver projetos mais pesados e complexos, ele vem alcançando muita aceitação por parte de quem precisa de um utilitário leve, rápido e bem funcional.

E você? Já pensou na possibilidade de adquirir um laplet? Deixe seu comentário!

Até mais!