Dicas

Nexus 4 recebe android 5.1: veja como atualizar

Apesar de já ter quase 3 anos nas costas, o Nexus 4 continua sendo um smartphone de respeito. Primeiro por contar com um hardware que ainda bate de frente com os principais aparelhos da atualidade. Segundo porque ainda recebe todas as atualizações do sistema Android.

A última versão do sistema; Lollipop 5.1, já está disponível pro aparelho. E mesmo que você não tenha recebido a notificação de atualização, há outras formas de atualizar.

O objetivo deste post é lhe mostrar #comofaz.

nexus 4 lollipop
Nexus 4, seu lindo!

Dica #1: Force a atualização OTA

O Google costuma formar uma fila para ir liberando as atualizações OTA (over the air) aos poucos. Porém há uma maneira de “furar” a fila e forçar a atualização imediata do seu aparelho.

Para isso, vá em Configurações > Aplicativos > Todos e encontre o app Google Services Framework. Limpe os dados do app e force seu encerramento. Em seguida vá em Sobre o telefone > Atualização do sistema e tente atualizar.

Provavelmente a atualização 5.1 irá aparecer pra você (se você já estiver na 5.0). Se você ainda está na Kit Kat 4.4, primeiro atualize para a 5.0 e depois para a 5.1.

Dica #2: Instale a imagem de fábrica

Esta dica é para os usuários mais corajosos, pois trata-se da instalação limpa do sistema operacional em seu aparelho. Ele vai ficar como se estivesse saído de fábrica já com o Android 5.1.

Faça o processo por sua conta e risco. O Mobizoo não se responsabiliza por eventuais danos que o processo possa causar ao seu aparelho.

Você pode baixar a imagem de fábrica fornecida diretamente pelo Google no link abaixo:

Nexus 4 – Android 5.1 Factory Image (renomeie o arquivo para update.zip – isso vai facilitar sua vida no final do processo)

Você também precisará baixar o SDK do Android:

Android SDK (Windows/Mac)

Preparando o computador

  1. Instale o SDK Android no seu computador;
  2. Coloque o pacote .zip da atualização que você baixou anteriormente na pasta Android SDK/platform-tools do seu computador;
  3. No seu Nexus, vá em Configurações > Desenvolvedor e ative a depuração USB (se a opção não estiver disponível, clique várias vezes em “Número da versão” dentro de Sobre o telefone, que ela irá aparecer).

Instalando a atualização

1. Com o Nexus desligado, e conectado ao computador via USB, pressione e segure simultaneamente os botões Power, Volume pra cima e Volume pra baixo;

2. Quando aparecer o robô verde, pressione Volume pra cima até chegar na opção Recovery mode;

3. Pressione o botão Power;

4. Na sequência você verá o robôzinho verde com uma exclamação vermelha saindo da barriga;

5. Pressione e segure o botão Power, e logo em seguida, ainda segurando o Power, pressione Volume pra cima;

6. Agora você está no Recovery mode do Android;

7. No seu computador, abra o Prompt de Comando ou uma Janela Terminal dentro da pasta Android SDK/platform-tools;

Para realizar o procedimento, seu aparelho precisa ter o bootloader desbloqueado. Se ainda não estiver, digite no terminal o comando fastboot oem unlock e confirme o desbloqueio.

8. No Nexus, use o botão de Volume para navegar até a opção “apply update from ADB” do menu, e pressione Power para confirmar;

9. Digite adb.exe sideload update.zip (Windows) ou ./adb sideload update.zip (Mac) para iniciar a atualização (não falei que iria facilitar a sua vida renomear o arquivo?);

10. Quando a instalação terminar, selecione a opção “reboot system now” para reiniciar o aparelho;

11. Assim que o aparelho iniciar, você irá realizar as configurações iniciais do sistema.

Ufa! Deu trabalho, mas valeu a pena. Aproveite o seu Nexus 4 com Android 5.1!