Dicas

Motorola libera Android 5.1 para o Moto X primeira geração: veja como atualizar

A Motorola demorou um bocado, mas finalmente liberou a atualização do primeiro Moto X para o Android Lollipop. E o melhor: para a versão 5.1, última lançada pelo Google. É uma grande vitória para um smartphone com 2 anos de estrada.

Ela será liberada aos poucos para os aparelhos brasileiros que não possuem nenhuma modificação no sistema. Veja o comunicado oficial da empresa:

A Motorola iniciou a atualização do novo Android Lollipop 5.1 para um número limitado da nossa base de usuários do Moto X da primeira geração. A atualização será feita em fases, começando pelos aparelhos com software de varejo. Em breve, a atualização será oferecida também para os clientes de operadoras.

A Motorola recomenda que os usuários fiquem atentos às informações divulgadas em seu blog e perfis oficiais nas redes sociais para acompanhar a disponibilidade da atualização para os produtos no Brasil. As informações podem ser conferidas também no link https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/software-upgrade-news/g_id/1978

Motorola Mobility

Todos os detalhes da atualização estão na página oficial da Motorola. E caso você não ainda não tenha recebido a notificação para atualizar, pode ser que seja preciso tomar algumas atitudes para agilizar o processo. É o que vamos ver a seguir.

Dê uma “forcinha” para a atualização OTA

Para receber corretamente as atualizações da Motorola, é importante que seu aparelho esteja com o aplicativo Atualização da Motorola atualizado para última versão disponível na Play Store.

Se tudo estiver OK, verifique se o update já chegou no seu aparelho, acessando Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de sistema > Verificar.

Não chegou ainda? Não fique triste, pois as fabricantes costumam formar uma fila para ir liberando as atualizações OTA (over the air) aos poucos. Porém há uma maneira de “furar” a fila e forçar a atualização imediata do seu aparelho.

Para isso, vá em Configurações > Aplicativos > Todos e encontre o app Google Services Framework. Limpe os dados do app e force seu encerramento. Em seguida vá em Sobre o telefone > Atualização do sistema e tente atualizar.

Provavelmente a atualização 5.1 irá aparecer pra você (se você já estiver na 5.0). Se você ainda está na Kit Kat 4.4, primeiro atualize para a 5.0 e depois para a 5.1.

Para garantir que seu aparelho receba esta atualização, é importante também que você esteja rodando nele a versão oficial do firmware da Motorola, e não uma ROM customizada, como a CyanogenMod, por exemplo.

Se este é o seu caso, corra e instale um Firmware Stock (versão original de fábrica) no se Moto x. Recomendamos a versão Kit Kat 4.4.4.

E você, já recebeu a atualização no seu aparelho? Vá nos comentários e conte pra gente o que achou dela!