Guia: como transformar seu cartão micro SD em memória interna no Android 4.1

Já enfrentou problemas de espaço na hora de instalar games pesados no seu Android? Quem nunca?

Muitos aparelhos android não contam com bom espaço interno para instalação de aplicativos, e os maiores prejudicados são aqueles que gostam de usar o dispositivo para jogatina: muitos games atuais ultrapassam a marca de 500 MB de espaço necessário para instalação.

Se você possui um aparelho rodando a versão 4.1 do Android (Jelly Bean), existe uma forma bem simples de expandir a memória interna do sistema usando o espaço disponível no cartão de memória. Nesse guia vamos aprender como realizar esse processo.

Com a memória interna maior, você poderá instalar vários games grandes em seu celular.

Leia o guia atentamente, e mãos à obra!

Faça o processo por sua conta e risco. O Mobizoo não se responsabiliza por eventuais danos que o processo possa causar ao seu aparelho.

O que você vai precisar?

  1. Qualquer smartphone Android rodando a versão 4.1 do sistema (Jelly Bean);
  2. Ter feito ROOT no aparelho;
  3. Cartão de memória micro SD Classe 10 (pode usar Classe 6, mas o 10 é mais recomendado);
  4. Um aplicativo gerenciador de arquivos, como o ES File Explorer;
  5. Baixar o arquivo vold.fstab.

E comofaz?

  1. Extraia o arquivo vold.fstab do pacote rar que você acaba de baixar (esse passo você pode fazer no PC, ou no celular através do descompactador incorporado no ES File Explorer);
  2. Copie o arquivo vold.fstab para seu cartão de memória (no PC ou celular);
  3. No celular, abra o ES File Explorer e vá em Configurações > Outras definições > Opções de root, e marque todas as opções;
  4. No ES File Explorer, abra a pasta /etc/ que fica na raiz do sistema, e faça um backup do arquivo vold.fstab que já estava lá, renomeando-o para vold.fstab.bkp;
  5. Agora copie o arquivo que você colocou no cartão de memória (o vold.fstab baixado), e cole-o na pasta /etc/;
  6. Reinicie seu aparelho.

O que eu acabei de fazer?

Além de ter dado uma de hacker, você trocou o arquivo que define a distribuição de armazenamento do seu aparelho por um que manda o sistema usar o espaço do cartão de memória como memória interna.

Recomendamos que assim que você tiver realizado o processo, formate, no próprio celular, tanto a memória interna (USB Storage), quanto a memória do cartão micro SD (SD card), para evitar problemas de aplicativos sumindo da tela home.

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: android