Dicas

Cuidado com as ofertas fake de smartphones

Você tá de boas rolando seu feed do Facebook, quando de repente aparece o anúncio de uma oferta incrível para o celular que você está namorando. Se liga! Pois esta pode ser uma das centenas de ofertas fake que aparecem nesta e em outras redes sociais.

Comprar online é uma delícia: os preços sempre são melhores que nas lojas físicas, e a comodidade é total, desde que você compre sempre em lojas confiáveis.

O problema é que hoje em dia muita gente mal intencionada usa a imagem das lojas famosas para enganar os consumidores, e o pior, as redes sociais não conseguem (ou não querem) bloquear os anúncios destes pilantras.

Então o jeito é ficar esperto para não cair numa roubada (literalmente!).

Como não cair em ofertas fake

1. Desconfie sempre de preços muito baixos

Grave isso: não existem milagres, muito menos no Brasil. Se algum produto aparece em sua timeline anunciado pela metade, ou mesmo por 1/3 do preço, fuja!

Não adianta, aquele celular que você tanto quer custa R$ 2.999 mesmo. Não vai aparecer por R$ 899 não, amiguinho.

2. Veja os comentários

Se você está interessado em uma oferta, mas não sabe se a loja é confiável, ou mesmo real, busque ler os comentários de quem já comprou.

Mas atenção: só confie nos comentários de amigos ou conhecidos. Muitos comentários que afirmam que já compraram, ou que foi tudo OK com a compra são feitos por pessoas que de fato não existem, ou seja, foram criados pelos próprios falsários.

3. Verifique o endereço da loja

Visualmente é muito difícil identificar uma loja online falsa, já que ela copia exatamente o mesmo design e todas as informações da loja verdadeira.

Mas uma coisa entrega facilmente a malandragem: o endereço do site (URL). Por exemplo, todos os links de ofertas da Americanas.com começam com www.americanas.com.br. Qualquer coisa fora diferente disso é fraude.

No exemplo da imagem que mostrei acima, o anúncio do Facebook que oferecia o Moto G4 Plus por muito menos da metade do preço, levava para um endereço que começava com ofertas-americanas.com.br.

4. Quer pagar pra ver? Faça esse teste

Se mesmo assim você ainda acredita que esta promoção que você está olhando agora tem chances de ser verdadeira, tire a prova final fazendo o seguinte teste:

  • Cadastre-se na loja com informações falsas (nome, CPF, endereço, tudo inventado na sua cabeça). Se a loja aceitar seu cadastro, pode ter certeza, trata-se de uma farsa.

No vídeo abaixo o cara chega até a gerar um boleto com o cadastro falso. Veja:

5. Denuncie

Se você viu ofertas fake em sua rede social ou recebeu um link falso por email irá fazer um grande favor à sociedade se denunciar os sites fraudulentos para os orgãos responsáveis. Afinal de contas nem todo mundo é sagaz nas Internets como você, e pode acabar sendo lesado.

A maneira mais fácil de fazer isso é acessar esse link do Google para informar a fraude.

Você também pode ajudar a banir um anunciante malicioso do Facebook acessando essa página.