Dicas

Conheça os 3 mandamentos da atualização de aplicativos Android e saiba porque seguí-los

Você que já possui smartphone Android há algum tempo, deve ter percebido que existe um pequeno problema na loja oficial de aplicativos da plataforma, a Play Store: ao contrário da Apple em sua iTunes Store, o Google não tem o controle absoluto do que é disponibilizado nela.

Sendo assim, acaba ficando a cargo do próprio usuário verificar a qualidade dos aplicativos e games oferecidos na loja, e até mesmo notificar problemas aos desenvolvedores.

Para as atualizações, a coisa é ainda mais delicada, e por conta disso, decidimos listar o que é primordial um usuário saber antes de fazer atualizações que podem alterar bastante a sua experiência. Acompanhe:

1 – Se está funcionando bem, não há porque atualizar

Acontece com muita frequência: alguns aplicativos, ao invés de melhorar, pioram quando são atualizados. Seja porque perderam alguma função que você gostava, ou passaram a não funcionar tão bem quanto antes.

Em alguns casos, de uma versão para outra, um aplicativo pode passar a consumir mais processamento do seu sistema, o que pode causar lentidão no aplicativo ou até mesmo no sistema de modo geral.

Sempre leia o change log da última versão disponibilizada antes de instalar ela no seu aparelho. Ela nada mais é do que uma lista do que mudou no app. Geralmente essas alterações não justificam o risco.

ExDialer & Contacts - Android Apps on Google Play-1

2 – Se decidiu atualizar, veja antes as opiniões de quem já atualizou

Pode ser que você tenha ficado encantado(a) com uma nova funcionalidade que o seu aplicativo ganhou na última atualização, e por isso, decidiu atualizá-lo. Eu te entendo.

Mas vá com calma! É importante que você pesquise na Internet o que o pessoal que já testou a atualização está dizendo sobre ela (de preferência pessoas que possuem o mesmo aparelho que você). Muitas vezes, alguns relatos de problemas são suficientes para afastar os usuários de novas versões de aplicativos. A própria Play Store está cheia de opiniões.

3 – Volte para versões anteriores

Se depois de atualizar um aplicativo, você percebeu que ele ficou pior do que era antes. Não se desespere! Você pode reverter esta situação.

A solução é bem simples: apague o aplicativo problemático do seu sistema e instale uma versão anterior.

Para isso, basta visitar um dos vários sites que disponibilizam versões anteriores dos aplicativos encontrados na Play Store. Depois baixe o arquivo apk (pacote de instalação de aplicativo) e instale no seu aparelho. Não se esqueça de ativar no seu Android a opção “fontes desconhecidas” nas configurações de aplicativos.

No meu Galaxy SII Lite, a última versão do aplicativo do Facebook (3.2) estava lerda como uma lesma, e pior, ainda estava deixando o meu sistema inteiro engasgado. Não pensei duas vezes; corri pro http://www.androiddrawer.com, baixei a versão 2.2 do app, e pronto, tudo foi resolvido. Facebook rápido, sistema rápido. Neste site é possível encontrar apks dos principais apps do mercado. Eu recomendo.