Dicas

Aprenda como dar um Ctrl Z no Android

Com certeza você já precisou usar o Ctrl Z no Android e percebeu que isso não é possível por padrão. Mas calma, não vá embora ainda! Pois neste artigo eu vou te mostrar uma maneira simples de habilitar esse recurso no seu smartphone agora mesmo!

O Android é um sistema cheio de sacadas geniais, porém existem algumas funções básicas que ele ainda não é capaz de fazer por padrão. Talvez a mais fundamental delas seja desfazer e refazer uma ação (os famosos CTRL+Z e CTRL+Y do computador).

Mas por se tratar de um sistema aberto, basta instalar o app certo para adicionar um novo recurso no seu aparelho, como é o caso do Inputting Plus.

Como funciona?

O app lança uma bolha que pode ser posicionada livremente pela tela. E assim que você cometer um erro, apagar uma palavra ou frase por engano, por exemplo, basta acessar essa bolha e acionar comandos como desfazer (Ctrl+Z) que seu texto reaparecerá no campo como se fosse mágica!

Opa, desfez além do que gostaria? Sem problemas: use a função de refazer (Ctrl+Y) e TA-DÃ… lá está seu texto todo de volta novamente. Uma “mão na roda”, né não?

Um dos principais pontos fortes do Inputting Plus é sua versatilidade. O app funciona em praticamente qualquer aplicativo, seja o Facebook Messenger, WhatsApp, Twitter, aplicativo de mensagens de texto ou até mesmo o campo de endereço do Chrome.

No excelente teclado Fleksy, por exemplo, um dos principais recursos reclamados pelos seus usuários sempre foi a falta de uma função para desfazer  ̶a̶s̶ ̶c̶a̶g̶… , digo, os erros de digitação. Agora com o auxílio do Inputting+, tudo fica mais fácil \o/

O app ainda oferece a função de para localizar e substituir (Ctrl+F, Ctrl+L). E ela funciona como na maioria do editores de textos ou navegadores.

Isso dá uma utilidade especial para o app, principalmente se você está procurando um termo específico em um texto muito grande.

Peraí, e a minha privacidade que estava aqui?

Para ter a capacidade de desfazer ou refazer sua escrita o app precisa ler todo o texto que você digita no smartphone.

Isso poderia ser uma grande preocupação de privacidade, porém acaba não sendo, já que o app não faz comunicação com a internet.

Isto significa que o app não é capaz de enviar seus textos para serem analisados por uma outra pessoa em outro lugar, por exemplo.

De qualquer forma você terá que dar as devidas permissões e habilitar no modo de acessibilidade para funcionar legal. Além disso, o desenvolvedor faz questão de explicar detalhadamente na página do app na Play Store o que cada permissão solicitada faz.

permissoes inputting plus

Honestamente, não nos pareceu que o app solicita mais permissões do que apenas o essencial para funcionar.

É “de grátis”

O app é gratuito no Google Play Store, seguindo o modelo freemium. Ou seja, você pode usar as funcionalidades básicas do app gratuitamente ou pagar um pequeno valor para desbloquear recursos extras, como a integração com o Clip Stack.

Conclusão

Não há porque não recomendar o Inputting+. Afinal, ele adiciona recursos extremamente úteis ao Android, assim como outros importantes apps fazem, como Link Bubble (atual Brave Browser), IFTTT e Pushbullet. Cada um na sua praia.

E apesar de haver aplicativos com funções semelhantes, como o teclado Swype que, por exemplo, tem a função desfazer embutida, a fluidez e boa integração são bons motivos que fazem valer a pena instalar o Inputting+.

Curtiu esta dica? Então compartilhe com os seus amigos!