Dicas

App do Facebook está arruinando seu Android: o que fazer?

Muita gente já percebeu que o app do Facebook é um dos grandes vilões no universo Android. Afinal, já está comprovado que ele prejudica o desempenho do seu smartphone de diversas formas.

Mas o que podemos fazer quando o app sugador de recursos também é app que mais utilizamos em nosso dia-a-dia?

Calma, para todo problema existe uma solução, e você está no lugar certo.

Entenda neste artigo os males causados pelo aplicativo oficial do Facebook, e o que você pode fazer para evitá-los, sem ter que abrir mão da rede social mais popular do mundo.

App do Facebook detona seu Android de diversas formas

Você já deve ter ouvido alguém se queixar da lentidão ou das travadas de seu celular Android seminovo. Mas o que poucas pessoas sabem é que o Facebook, este aplicativo que elas não param de consultar o dia todo, é o principal problema pelo mau funcionamento do gadget.

O Facebook é usado por milhões de pessoas no mundo todo, mas se você é um usuário Android deve começar a pensar se realmente precisa deste app em seu smartphone. Isso porque, várias pesquisas nos últimos anos têm demonstrado que o Facebook utiliza muitos recursos do gadget e o impacto é ainda maior nos dispositivos que não possuem um hardware de alto nível.

E o pior é que o aplicativo do Facebook prejudica o funcionamento do seu smartphone apenas de uma forma, mas sim de diversas. Veja as principais delas:

Suga sua bateria

Já faz algum tempo que vários blogs e fóruns vêm afirmando que o app do Facebook suga a bateria pelo fato de estar sempre trabalhando em segundo plano, mesmo quando o aplicativo está fechado. Recentemente, o site do jornal The Guardian, estimou que desinstalar o Facebook do gadget pode economizar até 20% da vida útil de sua bateria. Isso não é pouco não!

bateria app facebook

Deixa seu aparelho mais lento

Testes recentes do site Reddit comprovaram que a desinstalação do Facebook e do Messenger elevam em até 15% o desempenho geral do dispositivo.

velocidade android app facebook

Consome dados demais

A fabricante do antivírus AVG que trimestralmente cria relatórios de desempenho do Android, descobriu que o app do Facebook consome a maior quantidade dos planos de dados de Internet com os vídeos de auto-play e os envios de informações para os servidores. Sem contar que enquanto consome seus dados o próprio Facebook ganha muito dinheiro com suas informações.

uso dados app facebook

Ocupa muito espaço no armazenamento

Nos relatórios da AVG, o Facebook foi campeão, também, em uso de maior quantidade do espaço de armazenamento. E este é uns dos principais motivos para trocar pela versão Lite deste app, ou outra mais leve, em telefones com pouco espaço.

armazenamento cheio facebook

Tem permissões para tudo

A maioria dos usuários nem leem as permissões dos seus aplicativos por considerarem isso pouco importante. Mas, se você comparar com todos os aplicativos de seu gadget verá que o Facebook é o que tem o maior número de permissões. Isso explica como o Face executa os itens anteriores.

permissoes app facebook

O que fazer?

Se você não pode ficar sem o Facebook por que é um viciado ou porque utiliza esta rede social como parte de seu trabalho, pode ser uma boa ideia substituir a versão oficial do app por uma opção mais leve, como as versões gratuitas que apresentamos abaixo. As mais usadas são:

Facebook Lite

Este é um app oficial do Facebook, porém sem frescuras e excessos. O Facebook Lite é rápido e leve. Apresentado em uma versão mais enxuta, sem todas as atualizações e novos recursos do Facebook, supre as necessidades de quem quer manter-se atualizado com as páginas que curte e com os posts dos amigos.

facebook lite

Fast para Facebook

O Fast passou por uma recente atualização e tem agradado bastante aos usuários, por sua aparência e possibilidades de personalização. Além disso, o aplicativo mantém a integração ao Messenger.

fast facebook

Swipe para Facebook

O Swipe tem uma interface muito parecida com a do Facebook oficial, porém é mais personalizável, incluindo um fundo escuro que quebra a monotonia do azul de sempre. Além de consumir menos bateria, possui tela de bloqueio, permite a utilização do Messenger e também tem ótima aceitação dos usuários.

swipe facebook

Veja Também: As melhores alternativas para substituir o irritante app oficial do Facebook no Android


E então? Você vai continuar usando a versão pesadona do Facebook no seu telefone ou vai dar um jeito nisso já! Faça o teste e compartilhe aqui no Mobizoo!