Dicas

ABC do smartphone: entenda como funciona a recepção de sinal das redes celulares

Todos nós sabemos que a cobertura 3G no Brasil não é lá grandes coisas. E por isso mesmo, quanto mais informação você tiver sobre o funcionamento das redes celulares de voz e dados, melhor proveito você vai poder tirar delas.

Você já se perguntou o que significam cada uma daquelas barrinhas no topo da tela do seu celular?

Claro, você que já possui aparelhos celulares há anos, sabe que elas medem a força de recepção do sinal da sua operadora. Mas o que cada uma delas representa, exatamente?

As barrinhas não são nada mais que uma representação gráfica da medição do sinal em dBm.

O dBm é a medida de força, em decibéis, das ondas de rádio por cada milliwatt. Ele é sempre negativo, e sua faixa operação fica entre -50dBm e -115dBm, sendo -50dBm – o sinal perfeito, e -115dBm – sua ligação caiu. Na maioria dos aparelhos atuais, um sinal de -87dBm já significa todas as barrinhas cheias.

O gráfico abaixo, referente à recepção de sinal do iPhone 4, facilita o entendimento:

bars

No Android, além da dBm, é utilizada a ASU, que mede a capacidade do telefone de captar as antenas próximas. Sendo assim, quanto maior o ASU, melhor será sua recepção.

Para conferir a medição exata de sinal dBm e ASU do seu Android, basta ir em Configurações > Sobre o aparelho > Status.

Mas estar com as barrinhas cheias não é tudo: isso é apenas garantia de boas ligações (chamadas de voz), já que para navegar na Internet com boa velocidade outro fator é crucial: o tipo de rede.

Os tipos de rede utilizados pelos celulares atualmente são:

Segunda geração (2G):

  • GPRS, EDGE – velocidade de até 384 Kb por segundo (se no topo da sua tela aparece G ou E, você mal vai conseguir carregar seus emails).

Terceira Geração (3G):

  • UMTSHSDPA – velocidade de até 14 Mb por segundo (se no topo da sua tela aparece 3G ou H, você poderá fazer quase tudo na Internet do seu aparelho – carregar sua timeline do Facebook, postar fotos no Instagram e até ouvir rádios online).

Quarta Geração (4G):

  • LTE – velocidade de até 120 Mb por segundo (se no topo da sua tela aparece 4G ou LTE, você será uma pessoa feliz).

Existem vários aplicativos que prometem melhorar sua recepção de sinal, mas poucos realmente funcionam. Outros como o OpenSignal possibilitam ao usuário localizar a posição das antenas mais próximas, para que você mova seu celular na direção certa, e encontre uma melhor recepção.

Se tiver mais dúvidas, ou informações bacanas sobre esse assunto, coloque-as nos comentários.