Dicas

ABC do Android: o que é uma ROM?

O sistema Android é um sistema operacional móvel aberto, o que permite que ele seja modificado por cada fabricante e/ou operadora para se tornar diferenciado em cada aparelho.

Cada variação de um pacote de instalação do sistema Android é conhecida como ROM ou firmware. Por exemplo, a ROM Android 2.3 do Samsung Galaxy Ace é bastante diferente da ROM Android 2.3 do Motorola Defy. Trata-se do mesmo sistema, porém com visual e funcionalidades modificados por cada fabricante.

Muitas vezes as modificações feitas pelas fabricantes em cima do Android não agradam ao usuário, que correm para Internet em busca de dicas para libertar seu aparelho dessas mazelas.

A decisão mais simples e comum é a aplicação de root no aparelho, que possibilita que o próprio usuário remova os aplicativos e funcionalidades que ele considera inúteis do aparelho.

Já usuários mais experientes decidem – sem medo de serem felizes – pela troca completa da ROM do aparelho por uma mais esperta que a original.

Eu mesmo troquei a ROM original TIM do meu Galaxy S2 Lite pela ROM “limpa” que existe na Europa para o mesmo aparelho. Isso com apenas 2 semanas de uso. Meu celular ganhou de volta todo o espaço ocupado pelos lixos da operadora, e de quebra ainda ficou mais rápido e com som mais alto.

Neste caso, trata-se da troca de uma ROM original por outra original. Mas há também quem troque a ROM original do aparelho por ROMs customizadas por grupos de programadores. A mais famosa; a CyanogenMod é super recomendada para todos os aparelhos suportados, entre eles o Galaxy S2 e o Motorola Defy.

Algumas ROMs customizadas trazem para o seu aparelho uma versão do Android mais atualizada do que a última lançada pela fabricante.

Comofas?

Geralmente, tudo que você precisa é do arquivo da ROM, um programa de instalação para PC (o Odin é um dos mais conhecidos) e os drivers do seu aparelho instalados no computador. Há também processos de mudança de ROM que não envolvem PC, sendo completamente realizados no celular através de um aplicativo de restauração de sistema, como o ClockworkMod.

Eu perco a garantia?

Sim. Ao trocar o sistema inteiro do seu celular, você está violando a garantia do fabricante. Não tem papo.

Portanto, o meu conselho é: se você não sabe o que está fazendo, não faça.