Dicas

ABC do Android: o que é Redraw? Como evitá-lo?

Em minhas pesquisas internéticas descobri que no sistema Android existe uma coisinha bem chata chamada Redraw.

O Redraw acontece quando o celular fica muito tempo em stand by. O processador vai para sua velocidade mínima, com o propósito de poupar a bateria. Ao desbloquearmos a tela, o processador leva um tempo para retornar à sua velocidade normal. Nesse tempo, podemos sentir alguma demora ao abrir um app ou lag em transições de tela.

Em aparelhos mais simples, o Redraw pode aparecer de outras formas, como por exemplo ao retornar para a tela home após sair de um aplicativo pesado, como um game 3D. É possivel ver a tela home se “remontando” lentamente.

Existem algumas maneiras de evitar, ou pelo menos minimizar esse inconveniente. Elas vão desde configurações simples até edição do código-fonte do sistema.

A dica mais simples, que pode ser feita por qualquer usuário, é em primeiro lugar garantir que seu Launcher esteja persistente na memória do aparelho. No Launcher Pro esse recurso fica em “Configurações Gerais”. Desta forma, sua home screen será carregada mais rápido.

Em alguns aparelhos, desativar o USB Debugging enquanto o telefone estiver bloqueado em Configurações > Localização e Segurança, deixa o sistema mais esperto após uma hibernação prolongada.

Para aqueles que fizeram root no aparelho, há uma infinidade de ferramentas para melhorar a performace do sistema. Nesses casos, a principal medida para evitar o Redraw é ativar o JIT(Just-in-time Compiler) do aparelho.

E não se esqueça: escolher Launchers e Lock Screens rápidos e leves sempre é um bom começo.

E você, já passou por algum problema deste tipo? Como resolveu? Conte sua experiência pra gente nos comentários.