Dicas

ABC do Android: o que é contador binário?

O Sistema Android tem em suas entranhas um contador binário, que tem como missão “dedurar” quantas vezes você mexeu no Kernel do aparelho.

De forma resumida, o Kernel é o responsável pela “conversa” entre o software (sistema Android) e hardware (o aparelho propriamente dito).

Um kernel mal programado pode “brickar” (matar) o smartphone. Por isso alterar ou substituir o kernel do aparelho causa a perda da garantia do fabricante.

Quando você faz root, o kernel original do aparelho é alterado, para que você possa ter acesso a funções avançadas. E é aí que o contador binário entra em ação: se acontecer algum problema com o aparelho e você o mandar para a Assistência Técnica, os técnicos saberão que você mexeu no kernel do aparelho e com isso, irão anular sua garantia.

Um exemplo: você acabou de comprar o celular (o contador está 0) e assim que você chegou em casa, você fez root, o contador vai aumentar para 1. Se você em seguida instalar um kernel modificado, o contador vai aumentar para 2, Se você restaurar a ROM original ele vai permanecer em 2, e se fizer root novamente ou alterar o kernel ele vai aumentar para 3, e assim sucessivamente.

Para verificar como está o contador do seu smartphone Android, basta colocá-lo em modo Download, para isso desligue o aparelho, e com ele desligado, aperte e segure as teclas “Home”, “Volume Down” e “Power”.

Se o contador do seu aparelho estiver zerado, ou seja, nunca mexido, aparecerá na tela: Custom Binary Download: NO. Se foi feito root ou troca de ROM, aparecerá: Custom Binary Download: Yes (número de vezes).