Dicas

ABC do Android: o que é Benchmark?

Com a grande diversidade de smartphones e tablets Android disponíveis no mercado, às vezes fica difícil saber qual é o mais rápido para executar as tarefas do dia-a-dia, como navegar na Internet e aplicar efeitos em fotos.

Na hora de comprar um aparelho, muita gente ainda comete o mesmo erro da era PC: achar que melhores especificações de hardware obrigatoriamente são garantia de melhor performance. Não se engane; dois processadores com o mesmo clock podem oferecer resultados completamente diferentes. Além disso, outros itens, como a otimização do sistema operacional também são importantes na equação.

Os testes de Benchmark surgiram para facilitar a avaliação de performance dos gadgets modernos. Combinando todos os itens de hardware nos testes, é possível obter um resultado muito mais eficaz da real velocidade de cada aparelho.

Os aplicativos de Benchmark executam testes no seu aparelho que avaliam a velocidade de seu processador, renderização de gráficos 2D e 3D, capacidade da memória RAM entre outras coisas.

Um dos aplicativos mais completos e populares de Benchmark para Android é o Antutu.

Ele gera uma pontuação baseada nos resultados obtidos por cada item de hardware do seu aparelho, e essa pontuação é usada para comparação com outros aparelhos testados. Há inclusive um ranking online com vários aparelhos Android vendidos atualmente.

Se você está em dúvida de qual aparelho comprar, consultar a pontuação dos pretendentes no site do Antutu é uma boa pedida.

Agora se você já possui um aparelho Android, e quer saber como ele se sai frente à concorrência, instale agora o Antutu e boa sorte!

Esperamos do fundo do coração que você não fique triste com sua pontuação. Chororô pós-compra deixa qualquer um #chatiado.