Dicas

ABC do Android: Como instalar aplicativos gratuitos

A série ABC do Android tem como objetivo principal ajudar aquelas pessoas que acabaram de comprar um celular Android e estão dando seus primeiros passos no sistema do Google.

Vamos começar falando um pouco das diferentes formas de instalação de aplicativos em um celular Android.

Um dos principais atrativos dos celulares com o sistema Android é a possibilidade de instalação de uma infinidade de aplicativos. Com poucos cliques você pode entupir seu aparelho de novos jogos, temas, widgets, e aplicações específicas.

A loja de aplicativos Google Play Store é o principal local quando pensamos em buscar aplicativos, mas ele não é o único. Muita gente não sabe, mas é possível encontrar e instalar novos apps de diversas formas. Acompanhe:

Instalação via Play Store (Mobile)

Este é o método mais comum e também o mais usado entre os iniciantes, pois é realizado completamente no celular.

Para começar o processo, primeiro ligue a conexão Wi-fi ou 3G do celular(recomendamos sempre usar Wi-fi quando for instalar aplicativos).

Procure no menu de aplicativos do aparelho o ícone Play Store.

Clique no ícone e o aplicativo da loja irá abrir. Nele você deve procurar pelo aplicativo que deseja, usando a busca ou a navegação por categorias. Assim que encontrá-lo, clique em Install.

Logo em seguida, a loja irá lhe pedir para aceitar as permissões do aplicativo. Basta clicar em Accept & download, e pronto, seu aplicativo será instalado.

Instalação via Play Store (Web)

Este é o método que consideramos mais bacana, pois é o único que você realiza totalmente no computador. Assim, pode pesquisar seus apps no conforto de uma tela grande.

Basta abrir o site da loja(https://play.google.com/store) no seu navegador preferido(Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome), logar com sua conta do Google e escolher o aplicativo que deseja instalar. Assim que selecionar um app, a seguinte tela irá aparecer:

Se o sistema informar que o aplicativo é compatível com o seu aparelho, basta clicar no botão Instalar. Se o seu celular estiver com uma conexão de internet ativa, o aplicativo será instalado em poucos segundos. Caso não esteja, o app será instalado assim que a conexão for ativada.

Instalação por arquivo apk

Agora vamos ao método mais nerd(ou “de raiz”): Esta é a forma que usamos para instalar aqueles aplicativos que encontramos na Internet, fora da Play Store.

Nesse método você precisará baixar o arquivo instalador do aplicativo que deseja(arquivo .apk). Esta tarefa pode ser feita no computador ou diretamente pelo navegador de internet do celular.

Caso tenha baixado o arquivo apk no computador, transfira o mesmo para o celular por bluetooth, cabo usb, cartão de memória ou até mesmo via dropbox.

Assim que o arquivo estiver no smartphone, acesse a pasta onde colocou o arquivo pelo seu gerenciador de arquivos e execute o instalador clicando no próprio.

Pode ser que o seu aparelho venha de fábrica bloqueado para aplicativos baixados fora da Play Store. Neste caso, você terá que fazer root em seu Android.

Lojas alternativas

Além da loja oficial de aplicativos para Android, é fácil encontrar uma série de outras lojas de aplicativos espalhadas pela Internet. Muitas delas possuem aplicativos que não são encontrados em nenhum outro lugar, ou até mesmo versões gratuitas de apps que seriam pagos na loja oficial. Vale à pena ir atrás:

http://pt.appbrain.com/

http://slideme.org/

Agora que você já conhece as diferentes maneiras de instalação de aplicativos no seu Android. Explore a Internet e compartilhe conosco seus achados nos comentários.