Dicas

ABC da Mobilidade: o que é a Nuvem e por que eu preciso dela?

Você já deve ter ouvido falar em armazenamento de arquivos na Nuvem, certo? Caso ainda não esteja familiarizado com o termo, nós te explicamos rapidinho. Acompanhe:

Muitos de nós, em algum momento da vida, já perdemos algum trabalho importante por causa de uma pane em nossos computadores. Um programa travado, um Windows bichado e até um vírus malígno já nos fizeram perder a cabeça ao ver horas e horas jogadas fora.

Todo esse stress poderia ter sido evitado se tivéssemos armazenado nossos arquivos importantes na Nuvem. Pois seu computador pode explodir, um HD queimar, um pen drive ser perdido e um DVD simplesmente estragar, mas a Nuvem é tão infinita e invencível quanto a Internet.

Quando armazenamos um arquivo na Nuvem, o mesmo fica espalhado(e espelhado) em milhares de servidores pelo mundo, de forma que é quase impossível você perdê-lo. A única forma disso acontecer, meu amigo e minha amiga, seria o fim do mundo. E convenhamos, no caso do mundo acabar, você não irá precisar mais dele, correto?

Outra grande vantagem do armazenamento em Nuvem, é o fato de termos nossos arquivos disponíveis em qualquer hora e em qualquer lugar; no computador, tablet, celular e onde mais a Internet estiver.

Um exemplo: você fez uma cópia de sua apresentação para a presidência da empresa no seu pen drive e na Nuvem, só por precaução. Você saiu de casa de manhã com pressa e esqueceu o bendito pen drive, e só se deu conta ao chegar na sala de reunião.

Qualquer um se desesperaria nesse momento, mas não você, que calmamente se senta no computador da sala e abre sua apresenteção(salva na Nuvem) como se nada tivesse acontecido.

Agora que você já entendeu porque você deve usar essa coisinha “du Futuro”, vamos conhecer dois dos mais populares serviços gratuitos de armazenamento na Nuvem:

Dropbox

Muito conhecido entre os usuários de smartphones, o serviço é bem simples e dispõe de aplicativos para praticamente todas as plataformas. Ao se cadastrar, você ganha 2GB de espaço para seus arquivos mas pode aumentar esse tamanho à medida que divulga o serviço nas redes sociais.

Principal vantagem: não há limite para o tamanho de cada arquivo.

[divider]

Box

Esse serviço se destaca por sua excelente integração com os pacotes Office e Google Docs, portanto se você usa muito esses aplicativos, talvez essa seja sua melhor escolha. O único detalhe chato fica por conta do limite de tamanho de arquivo de 100MB, que pode espantar a galera que gosta de armazenar vídeos mais pesados, por exemplo.

Principal vantagem: se você é usuário de Android, ganhará 50GB de espaço ao instalar o aplicativo em seu celular(somente até o fim de março).

[divider]

E então, animado(a) para começar a guardar seus valiosos arquivos na nuvem?

Lembramos que existem outros serviços, como o Sky Drive da Microsoft, que ofecere 25GB de armazenamento e o iCloud da Apple, que só proprietários de produtos da empresa podem acessar.

O ideal é você testar vários serviços e ver o que se encaixa melhor no seu dia-a-dia. Qualquer dúvida, estamos aqui pra te ajudar.