Dicas

5 dicas pro seu Android ficar sempre conectado no 3G ou Wifi

Comprou um smartphone com Android? Que beleza, hein? Agora você pode navegar lindamente pela Internet, trocar idéias com seus amigos no Facebook, compartilhar fotos e muitas outras coisinhas legais.

Mas espere, tudo isso só é possível se você ficar bem atento à um detalhe muito importante: sua conexão.

Abaixo listamos algumas dicas pra você tirar melhor proveito das conexões 3G e Wi-fi do seu Android.

1 – Cuidado com a bateria

A grande diferença entre os dois tipos de conexão com a internet é o uso da bateria. Usar a conexão 3Gsignifica um consumo até 5x maior de energia em comparação ao Wi-fi. Portanto, sempre que possível, dê preferiencia ao Wi-fi. Alguns planos de internet fixa(como o Oi Conta Total) já permitem acesso à Internet via Wi-fi em diversos estabelecimentos. Pesquise.

2 – Ligue o 3G apenas quando precisar

Muita gente acha que por possuir um plano ilimitado de dados pode manter seu celular conectado ao 3G o tempo todo. Não é bem assim.

Por mais que a sua operadora jure de pés juntos que seu plano é ilimitado, sua cota de consumo de dados é LIMITADA. Leia as letras miúdas do contrato.

O que acontece é que quando você atinge o limite da sua cota, a operadora limita sua velocidade de conexão a algo muito próximo das conexões discadas dos anos 90. Ou seja, meia hora pra ver uma foto no Twitter.

Além disso, se você deixar o seu 3G ligado o dia inteiro, os aplicativos que fazem sincronia de dados o tempo todo vão sugar sua cota sorrateiramente, e quando você realmente precisar, seu limite já estará no vermelho.

3 – Use o 3G Watchdog

Esse deve ser o primeiro aplicativo a ser instalado em qualquer Android. Com ele você controla o uso do seu plano de dados.

É bem simples: você informa a ele o tamanho da sua cota em Megabytes e os dias de ínicio e fim do seu ciclo mensal(consulte sua operadora).

A partir daí ele irá exibir um ícone na barra de notificações do sistema, que indica através de cores, o progresso do uso do seu plano de dados.

Para instalar o aplicativo basta dar um pulinho na Android Market.

4 – Navegue pelo Opera Mini

Sim, o navegador padrão do Android é muito bom. Mas infelizmente ele não possui um recurso muito bacana que está presente no Opera Mini.

O que ele faz basicamente é compactar as páginas da internet em um servidor próprio, para que você gaste apenas 10% dos dados que seriam usados para exibir um site. Isso significa uma enorme economia se você está utilizando sua conexão 3G.

Vá até a Android Market e instale agora.

5 – Busque sempre por um Wi-fi aberto

Ao contrário do 3G, você pode deixar sempre ligada a conexão Wi-fi do seu aparelho. E algo que parece óbvio, mas muita gente esquece: deixe sempre ligada a notificação de redes Wi-fi. Assim, sempre que você entrar em uma área com cobertura Wi-fi, será avisado(a).

Além disso, procure por aplicativos na Android Market que possuam listas e mapas com as melhores redes Wi-fi abertas na sua região. É uma “mão na roda”!

Existem alguns aplicativos obscuros, como o Zona Grátis Wi-Fi, que prometem desbloquear redes Wi-fi fechadas, mas não sabemos se realmente funcionam. Se você quiser testar, compartilhe com a gente suas opiniões nos comentários.

Caso tenha mais dúvidas, deixe-as nos comentários. Vamos ficar felizes em ajudar.