Dicas

5 coisas que você deve fazer para de vender seu celular

Vender seu celular usado para comprar um modelo mais recente vem se tornando uma prática cada vez mais comum.

Quem está louco por um smartphone novinho não precisa fazer dívidas eternas ou esvaziar a conta bancária, já que pode fazer uma boa grana ou um “rolo” com seu velho aparelho.

Porém, antes de sair anunciando seu “velhinho” é necessário prepará-lo para ele fique bem atraente para os compradores, e, principalmente, para que o próximo dono não tenha acesso aos seus dados pessoais, informações e fotos.

Por isso preparamos para estes futuros vendedores, um pequeno roteiro com as 5 coisas que você deve fazer para vender seu celular por um bom valor, e ficar tranquilo quanto à sua privacidade. Confira à seguir.

1. Faxina Geral

Se você decidiu vender seu querido smartphone para comprar um mais moderno, precisa saber valorizar seu antigo dispositivo. Para começar, nada melhor do que uma boa limpeza no celular para deixá-lo mais brilhante e atraente. Mas cuidado, existem produtos que podem detonar o vidro e o acabamento do aparelho e são proibidos.

limpar-lente-camera-celular

Para começar, desligue o aparelho antes de iniciar a limpeza e nunca use limpa vidros ou qualquer outro produto de limpeza sem antes ler com atenção o seu rótulo e as indicações. Alguns destes produtos são corrosivos e podem causar danos, como manchas irreversíveis, principalmente em vidros, como o Gorilla Glass, que recebem um acabamento químico especial contra a oleosidade da pele.

No mercado encontramos produtos específicos para limpar as telas de smartphones, tablets e monitores a partir de R$ 9. Mas, quando não se tem um produto específico para a limpeza deste eletrônicos, utilize apenas uma flanela de microfibra seca, e se os sinais de dedos ou outras sujeirinhas persistirem, borrife um pouco de água destilada com álcool isopropílico (especial para eletrônicos) ou etílico (álcool de supermercado) diluído em pequena proporção e esfregue suavemente com o pano.

2. Backup de todos os seus dados

Depois da limpeza faça um backup de seus dados, salvando-os, para que sejam transferidos ao futuro smartphone. Desta forma, você poderá apagar tudo do seu gadget sem deixar suas informações vulneráveis ou expostas.

Guardar na nuvem é a forma mais simples de fazer o backup. Quem faz uso do sistema Android, automaticamente, tem seus contatos armazenados em sua conta Google e os aplicativos podem ser novamente baixados via Play Store, inclusive os pagos. As fotos, vídeos, áudios e demais arquivos podem ser movidos para o computador via cabo USB ou armazenados em nuvens por meio de apps.

backup dados celular

A sincronização de dados com o futuro smartphone também não oferece problemas. Principalmente se você utiliza um serviço como o Google Drive ou Dropbox. E quando se migra de um dispositivo para outro do mesmo sistema operacional é ainda mais simples, basta seguir as orientações da sincronização.

É importante também, lembrar-se de deslogar absolutamente tudo, principalmente os serviços de login conjunto, muito comum no Facebook. Faça isso manualmente indo até os emails, redes sociais, fóruns e demais páginas e deslogue-as.

3. Remover chips (SIM e SD) e organizar acessórios

Agora é hora de retirar os chips e cartão microSD do smartphone. Se você já está acostumado com este processo, sabe onde estão localizados. Apenas não se esqueça de desligar o celular corretamente e tome bastante cuidado com tampas e pequenas dobradiças. Se não estiver conseguindo remover estes micro cartões não force, pois poderá danificar o aparelho, e busque informações no manual do dispositivo ou através de uma pesquisa no Google, que conta com inúmeros tutoriais sobre o assunto.

acessorios celular usado

Se você ainda tiver o manual, a caixa e todos os acessórios originais do dispositivo, isso poderá agregar ainda mais valor na hora da venda. Principalmente se o aparelho ainda estiver na garantia. Junte-os e organize-os. Eles poderão ser bastante úteis na hora de criar um bom anúncio.

4. Restaure as configurações de fábrica

Antes de fazer a redefinição de fábrica é recomendado criptografar os dados do aparelho antigo, ou seja, torná-los ilegíveis. Isso por que podem ficar alguns rastros na memória flash, mesmo que o celular demonstre o contrário. Esse procedimento impedirá que estas informações sejam recuperadas por meio de softwares especializados nisso. E só poderão ser acessados por meio de uma senha definida por você. Assim mesmo, os documentos estarão tão modificados que será difícil lê-los.

Para fazer a encriptação siga os seguintes passos:

  1. Ir até o menu “Configurar”;
  2. Clicar em “Segurança”;
  3. Clicar em “Criptografar telefone”;
  4. Conecte o telefone na tomada e confirme o procedimento;
Atenção! A criptografia de todos os dados pode levar mais de uma hora, portanto não poderá ser interrompida, ou corre-se o risco de perder totalmente as informações do smartphone.

Depois disso, restaurar as configurações de fábrica é bastante simples. Esse procedimento “reseta” o dispositivo e deixa-o como se estivesse acabado de sair da fábrica.

reset android

Nos aparelhos com sistema iOS, o jeito mais fácil é conectando o dispositivo em um computador com o iTunes instalado. Na janela de resumo, ir em “Restaurar” e seguir as indicações. No Android, vá em “Configurar”, depois backup e “Restaurar dados de fábrica”.

5. Tire boas fotos e escreva um belo anúncio!

Pronto! Com o celular limpo e livre de todas as suas informações pessoais é hora de criar um bom anúncio. Mas, como uma boa imagem dispensa uma quantidade enorme de palavras e descrições, antes você precisará de umas boas fotos do celular, para impressionar o comprador. Siga estas dicas de fotografia para valorizar mais o dispositivo e facilitar o anúncio:

  • Dê preferência a um local bem iluminado e com um fundo neutro;
  • Faça fotos da maior quantidade possível de ângulos do dispositivo para que o interessado possa avaliar todos os aspectos externos do aparelho;
  • Fotografe a parte frontal do gadget com a tela acesa e bem iluminada;
  • Fotografe, se houver, a caixa e os acessórios juntos ao dispositivo.
estúdio foto celular
Se possível use uma cartolina branca como fundo das fotografias. O resultado é incrível!

Com as fotografias prontas, crie um bom anúncio. Claro que antes disso você já deve ter pesquisado o valor médio de dispositivos iguais ao seu. Seja bem breve e objetivo no título, que deve conter basicamente o modelo e o tempo de uso do gadget.  Porém na hora de descrever as principais especificações do aparelho, seja minuncioso e não poupe os detalhes que agregam mais valor ao dispositivo. Procure ser atencioso no feedback, respondendo prontamente, e imprima seu estilo de linguagem, mas sem ansiedade.

Dê preferência para oferecê-lo às pessoas mais próximas para evitar problemas com frete ou trocas, e não se esqueça de receber em dinheiro o valor total do seu querido “velhinho” para você correr comprar o seu próximo e tão esperado novo celular.

Gostaram das dicas? Então comente, compartilhe!