Dicas

5 dicas simples para acabar com a lentidão no iPhone, iPad e IPod Touch

No mês passado falamos sobre como a Apple está impedindo categoricamente que nós usuários possamos voltar nossos aparelhos para versões anteriores do iOS, quando simplesmente não estamos satisfeitos com as atualizações que a empresa fornece.

Num mundo ideal, o downgrade seria um ótimo recurso para aqueles que possuem aparelhos mais antigos, como o iPhone 5, onde versões mais recentes do iOS ficam especialmente lentas e bugadas.

Mesmo em iPhones, iPads e iPods Touch mais novos é comum alguns usuários enfrentarem lentidão do sistema após algum tempo de uso ou após atualização do iOS: rolagem de tela engasgada, demora na resposta dos botões (especialmente os de música) e travadas esporádicas são alguns dos problemas mais frequentes.

Pouca gente sabe, mas na maioria dos casos, é possível acabar com a lentidão no iPhone e demais iGadgets com alguns procedimentos simples. Com pouco esforço é possível deixar o seu aparelho bem rápido novamente. Confira:

#1 Reinicie o sistema completamente

Parece bobagem, mas fazer o hard reset no seu dispositivo já faz uma diferença enorme na performance do iOS. Esse procedimento ajuda o sistema à reorganizar a memória utilizada, deixando tudo muito mais rápido quando reinicia.

Para realizar o procedimento, faça o seguinte: com o aparelho ligado, aperte e segure por 10 segundos os botões Home e Power até aparecer a maçã. Solte os botões e aguarde o reinício.

lentidão no iphone

#2 Evite deixar aplicativos abertos

Essa é meio obvia mas pouca gente faz: procure fechar os aplicativos que você não está usando. Especialmente aqueles mais pesados, como Jogos 3D e apps de vídeo.

Para isso aperte o botão Home 2 vezes seguidas, e depois deslize para cima os apps que deseja fechar.

#3 Desative efeitos inúteis

Essa é a dica de ouro! Muito pouca gente conhece, e faz bastante diferença na velocidade geral do iOS.

Para desativar os efeitos e animações (que não fazem falta pra ninguém), vá em Ajustes > Geral > Acessibilidade e ative a opção Reduzir Movimento.

#4 Remova apps defeituosos

Essa é para aqueles que adoram entupir o aparelho com milhões de apps: um ou vários deles podem estar acabando com a performance do seu dispositivo.

Comece eliminando aqueles que você instalou e NUNCA usou (quem nunca?). Depois vá em Ajustes > Geral > Uso > Gerenciar armazenamento, identifique os apps que estão comendo muita memória e elimine-os. Quanto mais espaço livre, melhor. Como você vai ver na próxima dica.

#5 Deixe algum espaço livre

Não ocupe TODO o espaço de armazenamento do seu aparelho. É muito importante deixar um espaço mínimo de armazenamento livre para o iOS poder trabalhar bem:

  • para um dispositivo de 16 GB, deixe entre 2.4 e 3.2 GB livres;
  • para um dispositivo de 32 GB, deixe entre 4.8 e 6.4 GB livres;
  • e para um dispositivo de 64 GB, deixe entre 9.6-12.8 GB livres.

E aí, gostou das dicas? Tem mais alguma? Deixe-a nos comentários!