Dicas

10 dicas para aumentar a duração da bateria do seu Moto G

O Moto G é o smartphone mais vendido no Brasil atualmente. E um dos motivos do sucesso certamente é a sua bateria de ótima duração.

Mesmo assim o povo reclama que não consegue obter uma boa performance deste item.

Para estas pessoas, listo abaixo dicas simples e essenciais que vão ampliar o tempo de atividade do Moto G longe das tomadas.

Dica 1

Dados móveis podem ser grandes sugadores de bateria, especificamente o 3G/4G. Use a conexão Wi-fi sempre que possível.

Se você já sabe que irá ficar um período sem usar o aparelho, ex.: no trabalho, configure o modo de rede para 2G. Para isso vá em Configurações >Mais… > Redes Móveis > Tipo de Rede Preferencial. Existem aplicativos na Play Store que facilitam esta tarefa, colocando atalhos na barra de notificações. Um dos mais recomendados é o excelente (e gratuito) Power Toggles.

Dica 2

O brilho da tela também é algo que você deve dar atenção: algumas pessoas desativam o brilho automático e o deixam no nível mais baixo possível. Tudo para conseguir mais bateria. Eu particularmente prefiro usar o aplicativo Lux, que “aprende” de acordo com a hora do dia e com seu uso as melhores configurações para salvar bateria, mantendo a qualidade de leitura.

Dica 3

Apps podem rodar em segundo plano sem você saber, gastando memória e, consequentemente, a bateria. Desabilitar àqueles que você não precisa é mais que recomendável. Vá para  Configurações > Aplicativos e deslize até a última tela à direita “Todos”. Selecione o aplicativo que não quer usar e clique em Desativar. Você poderá reativar o app quando quiser. Minha sugestão é que você comece pelos Moto apps – Assist, Migrate, e Help, e os aplicativos do Google que ninguém usa: Play Banca, Play Jogos, Notícias e Clima, etc.

Dica 4

Desinstale aplicativos desnecessários. Mesmo que você quase nunca os abra, eles podem estar rodando escondidos, gastando sua amada bateria.

Dica 5

Use um Launcher leve como o Google Now, Nova ou Apex. Launchers pesados como o Go Launcher, Themer, Next Launcher 3D consomem muita RAM, deixando seu aparelho mais lento e drenando a bateria.

Dica 6

Se você não usa os recursos do Google Now, desligue-o. Você ainda poderá usar a busca do Google normalmente, mas sem o gasto extra de bateria do Now.

Dica 7

Cheque as configurações de sincronização para ter certeza de que o telefone não está sincronizando dados que você não precisa. Vá em Configurações > Contas, clique em Google, e selecione sua conta. Desative a sincronização de qualquer serviço que você não usa: Livros, Fotos ou Google+. Repita o procedimento em outras contas que você possuir.

Dica 8

Desative o relatório de localização no aplicativo do Facebook e no aplicativo do Facebook Messenger. Na verdade, se você não precisa da bolinhas animadas do Messenger, desinstale-o. O App do Facebook irá continuar te notificando novas mensagens normalmente.

Dica 9

Se você tiver prática em modificações Android, experimente trocar o Kernel do seu aparelho por um customizado. Um bom Kernel pode aumentar drasticamente a duração da bateria.

Dica 10

E finalmente, a dica mais clichê de todas continua valendo: se você não está usando, desligue o BLUETOOTH. Sério, em pleno século 21 você ainda deixa eu bluetooth ligado de bobeira? O mesmo vale para o Wi-fi – não há porque deixá-lo ligado se você não tem nenhuma rede disponível por perto.