Curiosidades

Curiosidade Tech #1: conheça um dos easter eggs mais nerds do mundo da tecnologia

Hoje começaremos uma nova série de posts no Mobizoo onde iremos investigar as melhores curiosidades e bizarrices do estranho mundo da tecnologia.

Para iniciar os trabalhos, desvendaremos hoje o segredo por trás do famigerado Emoticon “42” do Facebook.

Em algum momento da sua vida internética, você deve ter se deparado com este estranho entre os Emoticons para Facebook, e se, desde então você não teve a oportunidade de saber do que se tratava, nós vamos te contar agora.

Sendo um dos últimos Emoticons adicionados ao chat da rede social, “42” nada mais é do que a resposta para “A pergunta fundamental da Vida, do Universo e tudo mais”. Uma passagem clássica do livro “Guia do Mochileiro das Galáxias”, obra obrigatória na estande de todo nerd que se preze.

Na clássica série de ficção científica cômica “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, do britânico Douglas Adams, um supercomputador é introduzido por um grupo hiper-inteligente pan-dimensional, com a finalidade de calcular a resposta definitiva para “A pergunta fundamental da Vida, do Universo e tudo mais”. Após 7,5 milhões de anos computando, a máquina, também conhecida como Deep Thought (Pensamento Profundo), finalmente soluciona a questão: 42.

Segundo o próprio Deep Thought, a resposta parece não ter sentido, pois os seres que o instruíram nunca souberam realmente qual era a pergunta.

Os programadores do Facebook, nerds de carteirinha, resolveram então adicionar essa referência da cultura pop como um divertido easter egg (uma piada interna ou referência escondida), inserindo o Emoticon “42” na rede social em 2010.

Mas como encontrar o “42” nos Emoticons Facebook?

Era muito simples: no Chat do Facebook, depois de selecionar para quem você gostaria de enviar o emoticon:

Pressionando shift e dois-pontos (:)

Digitando “42”

Fechando com outro dois pontos

Depois de ter pressionado ENTER, o código (: 42:) aparecia como o emoticon 42.

Atualmente, tudo indica que por algum motivo desconhecido o emoticon foi retirado pela equipe do Facebook. Será que a resposta para “A pergunta fundamental da Vida, do Universo e tudo mais” mudou? Bom, acho que essa nem o Mark Zuckerberg poderá nos dizer!