Comparativo

LG K10 ou Lenovo Vibe K5: qual o melhor celular por R$ 750?

LG K10 ou Lenovo Vibe K5? Essa é uma das perguntas que mais tenho recebido de colegas dos grupos de discussão de tecnologia que participo nas Internets. Afinal, estes dois smartphones aparecem como as melhores opções para quem quer gastar pro volta de R$ 750 num novo celular.

A resposta não é muito simples, já que cada um deles possuem concessões diferentes em prol do preço mais acessível.

Neste artigo vou te apresentar os pontos fortes e fracos de cada um, para que no final você possa fazer a melhor escolha, levando em conta suas preferências e tipo de uso. Vamos lá?

Design

O gosto visual dos aparelhos é algo muito pessoal, mas os requisitos de ergonomia e usabilidade podem detonar um modelo que até então você achava lindo. E esse é exatamente o caso destes aparelhos.

O Lenovo Vibe K5 possui corpo retangular e acabamento em metal que de longe pode lembrar um iPhone 6. Já o LG K10 é mais arredondado e lembra bastante o desenho do saudoso Nexus 4.

A traseira de metal do Vibe K5 é bastante escorregadia, o que aumenta bastante o risco de uma escapada acidental ao retirá-lo de um bolso. Já a traseira texturizada do K10 possui ótima pegada, e só vai escapar da sua mão se você for realmente muito desastrado(a).

Eu particularmente acho ruim o posicionamento traseiro dos botões Volume e Power dos celulares da LG, mas há quem goste. O aparelho da Lenovo usa o posicionamento mais tradicional, concentrando esses botões na lateral direita do dispositivo.

No geral os dois aparelhos possuem acabamento de boa qualidade, apesar dos diferentes materiais empregados.

Os botões virtuais do Android ocupam parte da tela do K10, mas ela é ligeiramente maior que a do K5, o que acaba compensando a perda.

Tela

Se fossemos avaliar a tela desses dois celulares apenas pela resolução, a do Vibe K5 levaria vantagem, já que ela é Full HD (1920 x 1080 px), enquanto a do K10 é apenas HD (1280 x 720 px). Maaasss, os números enganam. Por incrível que pareça, a tela do K10 dá um banho na do Vibe K5.

Tudo é superior na tela do LG k10: o vidro Gorilla Glass com cantos curvos 2.5 D, melhor tecnologia do painel IPS (que garante calibração de brilho, contraste e cor superiores), e melhor sensibilidade ao toque. Experimente os dois celulares lado a lado e perceba a diferença.

A Lenovo economizou na qualidade tanto do painel IPS quanto do vidro aplicado na tela do Vibe K5. E como eu comentei na minha análise completa, o que se vê é uma tela com cores estouradas, difícil de calibrar e o pior de tudo; com uma sensibilidade ao toque muito aquém do esperado.

Desempenho

Este é mais um quesito onde os números do Vibe K5 enganam, e a história se repete: apesar de possuir o dobro de memória RAM e conjunto CPU+GPU teoricamente superior, o aparelho da Lenovo ainda assim não consegue superar o LG K10 nos testes de benchmark, veja:

O chipset Octa Core otimizado da MediaTek, a GPU Mali T720, e a versão mais atualizada do Android (6.0 Marshmallow) garantem melhor performance para o LG K10 em praticamente todas as situações. O aparelho é inclusive capaz de rodar muito bem o game Asphalt 8 com qualidade máxima, algo que o Vibe K5 foi incapaz de realizar em meus testes.

Ambos oferecem boa fluidez em tarefas do dia-a-dia como acessar redes sociais, navegar em páginas da web, conversar no Whatsapp e assistir vídeos no YouTube. Mas é importante ressaltar que os bugs do Vibe K5 têm irritado muita gente por aí.

Câmeras

Os dois aparelhos possuem câmeras traseiras que apresentam resultados bem parecidos: as fotos são satisfatórias com boa luz, mas nada que impressione. Em fotos noturnas ambos são bem fraquinhos.

A grande diferença está na frontal: a câmera de selfies do LG K10 é superior em resolução (8 MP contra 5 MP do K5) e também em qualidade das imagens.

TV Digital

Essa é fácil: se você faz questão de um celular com TV Digital, o LG K10 é a sua escolha. O Lenovo Vibe K5 não possui este recurso.

Outro recurso muito útil que o K10 possui, mas que foi deixado de fora do Vibe K5 (o Vibe A7010 tem!) é a ativação da tela com 2 toques. Depois que você usa isso dificilmente vai aceitar um aparelho sem.


E aí, o que achou deste comparativo? Tem alguma informação ou dúvida para acrescentar? Deixe aí nos comentários!