Aplicativos

Xposed Framework: um método simples e revolucionário para modificar o seu Android

Já imaginou poder modificar várias funcionalidades do seu aparelho Android, sem ter que mexer em códigos de programação? Agora você pode!

Com o Xposed Framework – criado pelo pessoal do XDA Developers, é claro -, você pode fazer diversas modificações no seu aparelho, sem ter que manjar nada de desenvolvimento Android. As modificações vão desde detalhes visuais da interface do sistema até ativar novas funcionalidades.

Como funciona?

Você instala o Xposed Framework, e ele funciona como uma “ponte” para implementar as modificações diretamente no sistema. Com o Xposed ativado, você deverá baixar e instalar os pacotes de modificação (modules), e depois ativá-los. Por fim, deverá reiniciar o sistema para que as modificações entrem em vigor.

Screenshot_2012-04-05-19-32-42
Screenshot_2012-04-05-19-32-54

 

Restrições

O Xposed Framework só funciona em aparelhos (smartphones e tablets) rodando Android 4 ou superior, devidamente rooteados e que possuem processador da arquitetura ARM (no Brasil, só o Razr i NÃO possui este tipo de processador).

Vantagens

  • Não há necessidade de modificar os aplicativos nativos (muito menos descompilar e compilar), nem deodexar sua ROM;
  • O Xposed funciona em qualquer ROM, independente se ela é original ou customizada;
  • Os módulos podem ser instalados e ativados todos na mesma tacada;
  • Pode ser desativado facilmente a partir da instalação de um zip no modo recovery;
  • É um sistema de código aberto, ou seja, qualquer desenvolvedor pode criar modificações para ele. Há inclusive um tutorial pra isso (em inglês).

Como instalar

Faça o processo por sua conta e risco. O Mobizoo não se responsabiliza por eventuais danos que o processo possa causar ao seu aparelho.

Instalando o Framework:

  1. Baixe o arquivo XposedInstaller.apk e instale-o no seu aparelho (a instalação de apps desconhecidos deve estar ativada no celular);[wpdm_file id=11]
  2. Abra o aplicativo Xposed Installer e clique em “Install/Update”;
  3. Reinicie o smartphone e pronto!

Instalando as modificações (modules):

  1. Baixe o instalador referente ao módulo (arquivo .apk) e instale-o no aparelho;
  2. Abra o Xposed Installer e vá na aba “Modules” (assim que você instalar um novo módulo aparecerá uma notificação dizendo para você ativá-lo);
  3. Ative o módulo;
  4. Reincie o smartphone e pronto!

Você irá encontrar uma série de módulos para baixar neste link: http://mohammadag.xceleo.org/public/Android/Xposed/.

Eu testei e recomendo o XposedTweakBox, um módulo que conta com diversas modificações, entre elas, mudar a cor da barra de notificações, desativar o acendimento da tela ao desplugar o cabo USB ou carregador do aparelho, e não mostrar a notificação de teclado ao digitar.

Fonte: [XDA Developers]