Aplicativos

Waze Social GPS, o aplicativo que vai melhorar a sua vida e a dos outros no trânsito

Há um tempo atrás, quando tirei minha carteira de motorista, minha mãe me disse:

“Um bom motorista não é aquele que dirige correndo, faz manobras, corta entre os carros e não bate. O bom motorista é aquele que dirige com responsabilidade e CONHECE todas as Ruas, estradas, avenidas e sabe para onde ir.”  (Parecem os conselhos do tio Ben, rs)

Sob esse ponto de vista, com um GPS à disposição, somos todos “ótimos” motoristas, certo? Bom, deveríamos.

Apesar desta tecnologia já estar bastante popular no país, infelizmente a educação no trânsito nem evoluiu, nem se disseminou tanto quanto a tecnologia. Mas esse é um tema para outro papo.

Além dos aparelhos próprios para carros, também contamos com uma infinidade de aplicativos para smartphones, que além da função de GPS incorporam outros recursos somente possíveis nesses aparelhos, como a navegação social.

O que é o WAZE Social GPS?

O Waze é um GPS colaborativo, onde todas as informações são atualizadas pelos próprios motoristas “wazers”. O simples fato de dirigir com o aplicativo aberto você já estará colaborando, pois o sistema identifica suas preferências de rotas e velocidade do veículo (tudo anonimamente) e envia para o servidor, assim ele pode calcular a situação do trânsito e alertar a outros motoristas que passarão pelo mesmo caminho e também traçar a melhor rota para seu destino. Confira abaixo o vídeo explicativo:

Outra forma de colaborar com o Waze é através de alertas que podem ser enviados, informando as condições do trânsito, blitz, acidentes, perigo na via, radar, preço de combustível, bloqueio ou erro no mapa.

O Waze ainda conta com a opção de bate-papo entre “wazers” onde você pode conversar com outros motoristas próximos ou amigos adicionados através do Facebook, Twitter ou Foursquare.

Essa interação entre usuários e a possibilidade de colaborar com o sistema em tempo real são o grande diferencial do Waze GPS. Já que nos outros apps o usuário fica refém das demoradas atualizações dos servidores.

[info_box]Os recursos de alerta do waze necessitam de conexão com a internet, porem a navegação pode ser feita offline sem problemas, pois o waze traça as rotas normalmente e utiliza navegação por voz.[/info_box]

Configurando o Waze Social GPS:

[info_box]O Waze GPS pode ser baixado gratuitamente na Play Store ou iTunes Store.[/info_box]

Inicie o aplicativo e faça login criando uma nova conta ou através do seu Facebook (mais cômodo).

Feito o login, você será direcionado à tela de configurações, onde poderá configurar som, idioma, tipos de navegação, rotas, perfil e etc.

Após configurar o sistema, será solicitado para baixar o pacote de navegação por voz Pt-Br. Pronto, agora com o Waze configurado, vamos conhecer o menu.

Utilizando o Waze:

Na tela principal é exibido o mapa e na parte inferior 2 botões de Menu.

O botão do lado esquerdo acessa o menu e o botão do lado direito envia os alertas.

waze-3

Navegar: aqui você coloca o destino, adiciona locais favoritos e busca locais para que o waze faça o cálculo de rotas para navegação.

Preços: essa função é bem interessante. aqui o waze busca em locais próximos a você postos de combustível e coloca em prioridade os que vendem combustível mais em conta.

Meu Waze: no menu “meu waze” você acompanha o status, seu placar waze, compartilha seu humor, gerencia seus grupos, ver lista de amigos e outras informações.

[note_box]O Waze GPS utiliza um sistema de Reputação para motoristas (placar), que é subdividido em níveis: Waze bebê, Waze adulto, Waze guerreiro, Waze cavaleiro e Waze rei.[/note_box]

Para subir de nível é necessário cumprir algumas “missões” e ganhar pontos, como por exemplo: dirigir 800 km em uma semana, fazer edição nos mapas, alertar outros “wazers”, fazer amigos, alertar erros ou problemas nos mapas e etc.

Outra forma de ganhar pontos é dirigir em vias pouco conhecidas. Geralmente aparecem pontilhadas no mapa. Dirigindo por elas você ganha pontos que são descritos como “comendo doces”. Essa é uma forma do Waze confirmar a existência de certas vias que são pouco acessadas.

[info_box]Caso a via não exista ou esteja com informação incorreta você pode notificar ao servidor.[/info_box]

Os pontos melhoram seu placar e servem para aumentar sua reputação, tornando-o um “wazer” confiável.

Partilhar: aqui você pode compartilhar via facebook suas opções de rota para ajudar outros usuários.

Amigos: exibe sua lista de amigos.

Desligar: finaliza o Waze GPS.

Alertas: exibe os Alertas e Bate-papos próximos a você.

Waze-GPS-Alertar

[info_box]Todos os alertas podem ser programados para serem enviados depois, caso o motorista esteja dirigindo.[/info_box]

Config: acessa o menu de configurações

Trânsito: aqui você alerta outros “wazers” sobre as condições do trânsito – Moderado, Intenso ou Parado -, há também a possibilidade também de tirar fotos e enviar, descrever a situação e dizer se é na sua via ou na via ao lado.

Polícia: aqui você alerta a outros “wazers” sobre blitz (visível ou oculta) na sua via ou na via ao lado, podendo também enviar fotos.

Perigo: aqui você alerta outros “wazers” sobre perigos na via, a margem (buracos, obras, atropelamento, objetos na via, animais na pista, veículo parado, falta de sinalização) ou condições climáticas (chuvas, granizo, alagamento, neblina, neve) podendo também enviar fotos.

Radar: aqui você alerta outros “wazers” sobre Radares (móvel, fixo, velocidade, semáforo ou falso). Os outros motoristas receberão avisos sonoros de radares somente quando em velocidade excessiva, caso não estejam acima da velocidade, o radar somente é exibido no mapa.

Bate papo: aqui você pode conversar com outros “wazers”. Não vá bater papo enquanto dirige, ok?

Erro no mapa: aqui você alerta aos desenvolvedores do Waze sobre possíveis erros no mapa que serão averiguados pela equipe e confirmado por outros motoristas.

Preços: aqui você envia informações sobre preços de combustíveis.

Bloqueio: aqui você alerta outros “wazers” sobre bloqueios na via.

O Waze é confiável?

Eu utilizo o Waze GPS há muito tempo e posso afirmar que ele nunca me deixou na mão. E quanto mais as pessoas utilizarem o Waze GPS, melhor será o serviço. Ele não é pouco usado não: já são mais de 2,1 milhões de “wazers” só no Brasil.

Uma ideia inovadora, com o objetivo de facilitar a vida de todos no trânsito, e ainda por cima grátis, vale a pena experimentar, não acha?