Aplicativos

Tudo que você precisa saber sobre o Prisma, o app que cria arte com suas fotos

Agora disponível também para Android, Prisma é o aplicativo do momento. E não é à toa: este app incrível utiliza Inteligência Artificial para gerar criações artísticas fantásticas a partir de suas fotos.

Quem curte o Instagram, vai amar o Prisma, que até então só estava disponível para iOS. Agora suas fotos serão compartilhadas nas redes sociais com filtros inspirados nos grandes mestres da pintura, como Van Gogh, Picasso e Miró.

Você já instalou no seu aparelho? Não? Então vamos fazer o seguinte: enquanto você baixa de graça o app na iTunes ou na Play Store, você lê neste artigo tudo que você precisa saber sobre ele. Beleza?

Inteligência Artificial a serviço da arte

O Prisma não é apenas um conjunto de filtros que modificam a cor da imagem. O aplicativo usa algoritmos de Inteligência Artificial para desenhar a partir de uma combinação de redes neurais artificiais, que são alimentadas com os estilos das obras-primas dos grandes mestres da pintura. É a Inteligência Artificial que faz a mágica transformação das fotos, recriando versões completamente estilizadas.

prisma

Totalmente gratuito, o aplicativo oferece quase 40 estilos de filtros, que estão sendo introduzidos aos poucos, para diferentes estilos de fotografias. Enquanto alguns filtros são mais apropriados para retratos, outros ficam melhor em paisagens ou naturezas-mortas, e suas miniaturas demonstram melhor o estilo da arte do que os nomes, às vezes um tanto quanto ambíguos.

filtros prisma

Como funciona

O Prisma funciona com um sistema de catálogo de filtros, como outros aplicativos, porém nele é possível regular a intensidade da aplicação para se obter resultados diferentes.

Para iniciar o aplicativo basta escolher uma foto da galeria do dispositivo e escolher um dos filtros, depois é só deslizar o dedo sobre a imagem para ajustar a intensidade. O procedimento leva alguns segundos e é feito na nuvem. Portanto, é necessário que o smartphone esteja conectado à internet.

efeitos prisma

O aplicativo tem uma câmera própria, no entanto, esta não oferece muitos recursos e nem formas de opções de disparo, sendo mais interessante, portanto, a utilização da câmera do celular. E o Prisma permite também o uso de filtros de outros aplicativos, possibilitando assim, combinações inusitadas.

Quando a imagem é finalizada o aplicativo acrescenta o próprio logo na parte inferior da foto. Porém, é possível desligar esta função nas configurações do aplicativo. Outro detalhe é que o Prisma roda em Android, porém, somente a partir da versão Jelly Bean 4.1.

divulgação prisma

Novidades

Rapidamente, desde junho deste ano quando foi lançado para iOS, o Prisma virou uma febre e tem deixado os filtros do Instagran parecerem um tanto sonsos e sem graça. Devido ao grande sucesso, a Prisma Lab, empresa desenvolvedora do aplicativo, já prometeu uma versão do Prisma para Windows 10 Mobile.

Além desse formato para fotos, em breve a empresa estará lançando também a versão para edição de vídeos, que já está finalizada e apenas aguarda os servidores estarem prontos, já que ainda não suportam este formato mais pesado de mídia.

Gostaram da notícia ou já utilizam o Prisma? Conte sua experiência com este aplicativo ou deixe um comentário aqui no Mobizoo!