Aplicativos

Os 5 melhores aplicativos de backup para Android

Aplicativos de backup podem salvar seu dia quando acontece alguma eventualidade com seu celular. Afinal, ninguém está livre de ter seu aparelho roubado, perdido, brickado ou até mesmo explodido.

Então para guardar seus contatos, documentos, fotos e músicas com segurança, é importante que você utilize no seu Android um dos aplicativos de backup que listamos abaixo.

Com eles você tem a tranquilidade de poder restaurar tudo que tinha guardado, sempre que precisar. Confira!

#1. CM Backup

Ao registrar uma conta gratuita no app, você ganha 5 GB de armazenamento na nuvem da Cheetah (que fica na infraestrutura da Amazon), onde você pode armazenar fotos, contatos, SMS, MMS, registro de chamadas, conversas do Hangouts e mais.

cm-backup-app

O app está disponível gratuitamente na Play Store.

#2. Titanium Backup (root)

Vocês estão diante de um dos apps de backup mais aclamados pelos usuários, o Titanium Backup. Desde a época do Android de Pedra (donut, cupcake), o aplicativo já se mostrava o rei dos backups.

Hoje, depois de muitas melhorias e mais de 50 milhões de instalações, o app conta com média de avaliação impressionantemente positiva no Google Play Store, com nota 4,6 em 5.

titanium-backup

Além de ter um backup muito robusto e confiável, o app tem outras ferramentas úteis como paralisar o estado dos aplicativos – que ajuda muito para recuperar o aplicativo exatamente em um determinado ponto. Também é possível restaurar vários backups simultaneamente.

Você pode configurar sua própria conta na nuvem do Google Drive, Dropbox, entre outros, para armazenar seus backups.

Pela tradição e vínculo com a história do Android, o desenvolvedor mantém o app com visual hardcore até hoje. Nada de Holo ou cards em Material Design.

Você pode aproveitar os melhores recursos do Titanium Backup se seu Android tiver acesso root. A versão full do aplicativo custa R$ 15,75 na Play Store, mas as principais funções também estão disponíveis na versão gratuita.

#3. G Cloud Backup

O G Cloud Backup é mais um aplicativo daqueles que é necessário registrar um conta para poder utilizar. Com essa conta você ganha 1 GB de armazenamento na nuvem para seus backups, podendo ser expandido para até 10 GB se você conseguir trazer mais pessoas para o app.

g-cloud-backup

Neste app você pode salvar as configurações do sistema, o que é muito útil no caso de uma restauração.

Você ainda pode salvar o dicionário pessoal do telefone, contatos, registro de chamadas, SMS, seus dados do navegador e fotos, vídeos e músicas.

Todos os backups são criptografados e salvos na nuvem. E para não abusar da sua franquia de dados, eles serão realizados apenas quando você estiver em uma rede WiFi.

O G Cloud Backup pode ser baixado na Play Store grátis.

#4. Easy Backup & Restore

Como o nome já fala, a ideia desse app é ser uma ferramenta rápida e simples para fazer e recuperar backups do seu smartphone.

easy-backup-and-restore

E realmente funciona. Sua interface é bonita e fácil de utilizar. O app é capaz de realizar backups dos seus aplicativos, contatos, registro de chamadas, SMS e MMS e calendário.

O melhor de tudo é que aqui você também pode configurar a sua própria conta de armazenamento na nuvem para salvar os backups, seja ela no Dropbox, Box, Google Drive, OneDrive ou mesmo no Gmail. Bacana, não é?

O Easy Backup & Restore é free e está disponível na Play Store.

#5. My Backup (root)

O My Backup há muito tempo figura a lista entre entre os melhores app de backup disponíveis para Android. Assim como o Titanium Backup, o My Backup é uma solução robusta e eficaz.

mybackup

A lista de possibilidades do My Backup é gigantesca:

  • Agendamento de backup;
  • Salvar aplicativos e seus dados, incluindo o APK de instalação;
  • Salvar configurações do Android;
  • Configurações de APN;
  • Papel de parede;
  • Configurações personalizadas do seu launcher preferido;
  • Playlists;
  • Registro de chamadas, SMS, MMS, Contatos, Agenda e Calendário;
  • Salvar no SDcard (PRO);
  • Salvar no serviço de armazenamento em nuvem personalizado (PRO);
  • Realizar backups remotos pelo PC (PRO);
  • Migração entre smartphones (PRO);
  • Suporte premium (PRO).

E apesar de todas as funções, o My Backup possui uma interface intuitiva e é bem simples de usar.

O My Backup pode ser baixado de graça na Play Store. Existe também uma versão PRO.