Aplicativos

Top 3 apps para ouvir música de graça em seu smartphone ou tablet

Nosso jeito de ouvir música está mudando, de novo.

Não faz muito tempo que abandonamos os CDs para entrarmos com tudo nos downloads de arquivos MP3.

Seja através do comércio legal nas lojas online, seja através da pirataria, nos últimos anos ficou cada vez mais prático acumular coleções inteiras de música num cartão de memória minúsculo.

Mas sabe o que é mais prático ainda? Não ter que guardar arquivo algum!

Uma nova era está começando com os serviços de streaming online, onde tudo o que você quer ouvir está ao alcance de uma busca. Você só precisa digitar o nome da música ou artista e apertar o play.

É claro que ter acesso à um universo de músicas (a qualquer hora, em qualquer lugar) tem um preço: todos os aplicativos exibem propagandas periodicamente, mas na minha opinião isso é algo que dá pra conviver numa boa.

Todos estes serviços possuem planos pagos que acabam com as propagandas e permitem recursos bacanas, como o download das músicas para o aparelho.

Pra facilitar a vida de quem ainda está conhecendo esse mundo, fizemos um ranking dos melhores serviços de streaming de música disponíveis no Brasil, todos eles acessíveis em smartphones e tablets:

Spotify

spotify-logo-primary-horizontal-dark-background-rgb

Esse é o meu preferido. Além de possuir uma belíssima interface, ele permite que você ouça músicas a partir de uma busca direta por nome ou artista, ou através das playlists temáticas disponíveis.

Também é possível guardar suas músicas favoritas em uma área chamada “minhas músicas” para ouvir depois sem ter que procurar novamente.

Com uma mesma conta, você acessa sua coleção nos aplicativos para smartphones, tablets e computadores. Tudo sincronizado em tempo real.

A limitação no plano gratuito fica por conta do número de vezes que você pode passar pra próxima música dentro de cada hora.

Nokia Mix Radio

d22ada0d-eddb-4171-ba33-706a2066b6ae

A rádio personalizada da Nokia (também conhecida como Microsoft) é exclusiva para usuários de Windows Phone. Mas nem por isso ela é ruim.

O serviço é muito parecido com o do Spotify, e roda sempre muito bem, mesmo em conexões mais lentas.

A grande diferença fica por conta da forma de organizar suas músicas: o aplicativo cria canais customizados de acordo com os seus artistas favoritos, e à medida que você vai ouvindo, ele te sugere outros artistas que você poderá gostar.

Grooveshark

nexusae0_146

O mais anarquista dos três serviços, o grooveshark vive tomando porradas jurídicas das grandes gravadoras. Tanto que foi obrigado a retirar seu app oficial das lojas de aplicativos do Google e da Apple.

Mas fora as brigas jurídicas, o serviço continua sendo um dos melhores que você pode usar. Ele é, em sua essência, um grande repositório de músicas mantido pelos próprios usuários.

E é por ser isso mesmo que ele pode contar com músicas raras, que dificilmente estariam disponíveis em outros lugares.

Você pode acessar o serviço através de qualquer navegador, ou pelo smartphone ou tablet, com o aplicativo que é disponibilizado apenas no site oficial.