Aplicativos

Participe de jogos de Poker na TV ao vivo com o app PokerStars Play Along

Já pensou se quando você estivesse vendo aquele 7 a 1 terrível da Alemanha em cima do Brasil e pudesse ter um aplicativo no celular para mostrar a todos o que você teria feito no lugar para consertar as besteiras que Felipão fez? Ou então se você tivesse um aplicativo para dizer quando seria o melhor momento de uma equipe de Fórmula 1 chamar o piloto para os pits?

Enfim, isso com certeza já passou na cabeça de todos – mas de fato nenhum app do gênero foi feito. Criado para funcionar como “irmão” do aplicativo de celular principal da PokerStars, o PokerStars Play Along permite – estando disponível para iOS na App Store e Google Play de Android  – que você tenha parte no processo de decisão de um jogador de poker durante um campeonato – no caso, a European Poker Tour, que estava sendo transmitida na época no Channel Four britânico. O nome do aplicativo explica tudo: “play along” em inglês seria algo como “joga junto”.

Como jogar por si só não seria tão divertido, o aplicativo tem como incentivo extra a premiação para quem joga. Brincar nele é de graça, mas seus resultados podem fazer com que o usuário ganhe prêmios reais em dinheiro, como um campeonato interno entre os melhores ranqueados – o Weekly Play Along Freeroll – valendo 500 dólares aos melhores colocados. Vale lembrar, o aplicativo funciona em função do que está rolando na TV (ou seja, você pode utilizá-lo nesses momentos).

pokerstars play along

Como exatamente funciona e por que o aplicativo pode ser um paradigma esportivo

A televisão está cada vez mais perdendo espaço para outras mídias, como internet, aplicativos de celular, vídeo-games e sistemas de streaming, como o Netflix. Com efeito, usar um aplicativo que possa fazer com que a experiência de assistir TV algo mais interessante é pra lá de bacana – por isso, podemos dizer que se trata de um interessante paradigma esportivo.

Funciona assim:  quando você abre o app há uma contagem regressiva para a próxima transmissão de um grande torneio. Não é necessário que ele seja ao vivo – ele tem como escopo comparar suas decisões àquelas dos profissionais que estão nas mesas de verdade. Como dito, dado o contexto da perda de terreno da televisão, aplicativos que estimulem o usuário a interagir com o que está rolando ao vivo são de extrema valia.

pokerstars play along

O exemplo poderia facilmente ser seguido por outros esportes, como o futebol (será que o técnico fez uma alteração correta? Você teria feito?), o basquete (será que pedir tempo naquele momento de jogo seria uma boa?) e outras tantas modalidades esportivas. Lógico: o objetivo do app é essa interatividade, então se você busca um jogo mais completo, ele não é para você. Para aqueles que querem jogar de verdade – seja com dinheiro real ou fictício – os muitos aplicativos disponíveis em versão mobile e tablet são saídas muito mais completas. Mas em termos de interatividade, o PokerStars Play Along é nota dez.

Com o crescimento  da modalidade no Brasil – sobretudo da Brazilian Series of Poker e da Latin American Poker Tour, equivalente latina ao torneio que deu o ponta pé inicial para a criação do app, quem sabe não vemos ele aqui no Brasil com uma versão em português, não é mesmo?