iPhone

Saudade das músicas dos videogames antigos? Você pode tocá-las no seu iPhone!

Se você viveu sua infância na década de 80, certamente se lembra da era de ouro dos videogames 8-bit. Megaman, Mario Brothers, Contra, Castlevania, Double Dragon são alguns dos clássicos dessa era, lembrados não só pela diversão que ofereciam, mas principalmente por suas músicas marcantes.

Numa época onde a tecnologia sonora dos videogames só permitia alguns poucos canais de som, efeitos bastante limitados e quase total ausência de vozes, os compositores tiveram que colocar toda sua criatividade nas melodias. E assim surgiram músicas que assobiamos até hoje.

Se você tem um iPhone e alguma habilidade musical(tocar piano ou teclado já ajuda) pode recriar a sonoridade única dessa época com o app NESynth.

Como o próprio nome diz, ele é basicamente um sintetizador que dispõe de quase todo o repertório de sons 8-bit utilizados na criação de músicas para o NES.

O app traz um interessante uso do acelerômetro do iPhone: você pode mover o aparelho de um lado pro outro para alterar o pitch do som atual.

Também é possível tocar junto com os amigos na chamada P2P Session. Imagina só! Com esse app dá pra montar uma banda só pra tocar as trilhas clássicas dos videogames.

Dá uma olhada no vídeo abaixo, pois ele vale mais que mil palavras:

Em caso de nostalgia extrema você pode trocar o piano na tela por um autêntico joystick de NES.

O app poderia ser ainda melhor se tivesse o recurso de gravação, que não está presente nem na versão paga. Mas claro, você sempre pode ligar seu aparelho numa entrada de som e gravar tudinho.

O aplicativo está disponível na App Store para iPhone, iPod touch, e iPad, nas versões gratuita e paga($1,99). Corra e garanta o seu. É nostalgia garantida!