Aplicativos

Esqueça o scanner: use o Office Lens no celular para digitalizar qualquer documento

Esqueça aquela geringonça velha que veio na sua impressora, e comece agora mesmo a utilizar o Office Lens no seu celular para digitalizar qualquer documento. Sério, sua vida vai mudar.

Basta ter um celular com uma câmera decente (acima de 5 MP) para aproveitar as maravilhas deste aplicativo gratuito, disponível para Android, iPhone e Windows Phone.

Com ele você vai capturar anotações sobre qualquer superfície, cartões de visita e documentos importantes com praticidade e rapidez. Ah, e ele ainda é muito útil para aquele monte de pequenas notas e recibos que se acumulam na sua carteira.

Gostou, né? Então vamos conhecer a seguir todos os recursos desta pequena maravilha da tecnologia.

Office Lens: como funciona?

O Office Lens é um aplicativo da Microsoft, inicialmente desenvolvido apenas para o Windows Phone, e apresentado pela própria empresa como: o app que “funciona como um scanner de bolso”.

E não é para menos, com ele é possível tirar fotos de documentos como cartões de visita, cardápios de restaurante, anotações em lousas e quadros-negros, ou onde mais tiver um texto para ser guardado, inclusive com imagens. Com a vantagem de economizar papel e evitar que seus documentos e anotações sejam perdidos.

office lens tipos doc scan

O app Office Lens, aumenta as imagens e deixa-as mais nítidas, além de corrigir os ângulos e sombras. Permite ainda, salvar as imagens na nuvem (OneDrive, Dropbox) ou na memória do dispositivo.

Quando a fotografia que apresenta imagem e texto, como um poster ou um cartão de visita for salva no OneNote, este pode reconhecer o texto, usando o recurso de reconhecimento ótico de caracteres (OCR), tornando possível editá-lo e colá-lo como e-mail ou demais documentos.

Recursos

O Office Lens corta, aprimora e torna legíveis as imagens de quadros, lousas, murais e documentos. Com ele é possível converter imagens em arquivos PDF (.pdf), Word (.docx) e PowerPoint (.pptx).

É possível também:

  • Utilizar as fotos que você já tem no celular e editá-las no Office Lens, melhorando-as;
  • Capturar e recortar imagens de quadros ou lousas e compartilhá-las com outras pessoas do trabalho, por exemplo;

office lens ios

  • Converter os textos impressos ou manuscritos, automaticamente por OCR, permitindo que você pesquise, copie e edite as palavras nas imagens também no dispositivo;
  • No modo “Quadro” é possível cortar, remover brilhos e sombras das imagens de lousas e quadros-negros;
  • No modo “Documento” é possível fazer cópias digitais de documentos impressos, cartões de visita ou cartazes e cortá-los com precisão, já que o app corrige os ângulos e arestas;

office lens cartão de visitas

  • O modo “Cartão de Visita” permite extrair as informações de contato e salvá-las em sua agenda do dispositivo ou no OneNote;
  • Com o modo “Foto” pode-se capturar imagens de pessoas e paisagens.

Totalmente gratuito, atualmente o Office Lens está disponível para Android, iOS e Windows Phone, além de ser possível instalá-lo no PC e utilizá-lo no Windows Holographic.

Já usou este aplicativo? Deixe seu comentário! E se gostou da dica, compartilhe!

Até logo!