Aplicativos

Ative a rádio FM escondida no seu celular com o NextRadio

Você sabia que em alguns smartphones Android, a função de rádio FM parece não existir, mas na verdade ela foi apenas desativada pela fabricante?

Pois é, apesar do recurso não aparecer nas especificações técnicas de certos aparelhos, o chip de rádio está lá, escondido em suas entranhas.

O mais legal é que agora é possível ativar este chip de rádio adormecido nesses aparelhos, através do incrível aplicativo NextRadio.

Neste artigo eu vou te mostrar como ativar a rádio FM de seu dispositivo, para que você possa ouvir músicas e notícias sem ter que gastar seu pacote de dados e bateria.

Ative a Rádio FM

Muitos smartphones – a maioria Samsung e LG –, há tempos vêm com a função de rádio FM desativada. Uma atitude das fabricantes que é difícil de entender.

As empresas se justificam dizendo que, hoje, os usuários utilizam cada vez mais os aplicativos de streaming e podcasts, portanto, o desaparecimento do rádio é inevitável (será que isso se aplica ao Brasil???).

Mas, enfim, o que acaba acontecendo é que os usuários destes dispositivos, quando estão distantes das coberturas e sinais de internet, ficam limitados a apenas uma alternativa: ouvir seus arquivos de MP3 de sempre.

Enquanto essa questão é debatida, alguns aplicativos são desenvolvidos para garantir que os usuários que possuem essa função desativada em seu smartphone, possam continuar usufruindo dessa mídia onde quer que estejam.

Nossa sugestão para essa ativação é o aplicativo, totalmente gratuito, NextRadio.

nextradio app

Utilizando o NextRadio

Em primeiro lugar é necessário verificar se o aplicativo é compatível com o modelo do seu smartphone.

Para saber isso basta acessar o site oficial do aplicativo NextRadio, onde você encontra a lista completa de modelos, que é constantemente atualizada.

Em segundo, é bom lembrar que para utilizar essa função é necessário o uso do fone de ouvido para exercer a função de antena.

Depois, é só instalar o aplicativo disponível na Play Store, lembrando que ele só está disponível para Android – nada de iPhone amiguinhos!

Principais funções e vantagens do NextRadio:

  • Sintonizar as estações de rádio locais, ao vivo;
  • Descobrir o que está no ar, com o “Guia ao vivo”;
  • Busca de rádios por gênero musical ou frequência;
  • Economia total de dados;
  • Gasto mínimo da carga da bateria.

Caso você não consiga ativar a rádio, mesmo que o modelo de seu celular esteja na lista, ainda há um último recurso, mas é preciso ser um usuário de Android “nível hard“: a opção é instalar uma nova ROM com o recurso ativado no dispositivo.

Observação: Mesmo utilizando os fones de ouvido como antena, o aplicativo possui a opção de “enviar áudio” para os alto-falantes do telefone, caso não queira ouvir pelos fones, mas o fio deve permanecer conectado para receber os sinais FM.
Existem outros apps que fazem a mesma tarefa, porém são pagos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário! Compartilhe! E até a próxima!